CONJECTURAS PARA A PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICAS EM ARTES EM ANGOLA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n70.25319

Mots-clés :

pesquisa e escrita em artes acadêmicas; Angola; tipos de pensamento

Résumé

Resumo: Em 2014, em Angola, teve início o funcionamento da primeira instituição de ensino superior em Artes, depois de cinquenta e dois anos de história da universidade no país. A implantação dessa área de saber, além das oficialidades, passa por ensaiar formas próprias de se comunicar os processos respeitantes à criação de obras, bem como a prática da teoria naquele meio. Contando com uma revisão bibliográfica, o presente texto – escrito em forma de diário – ensaia as possibilidades de pesquisa e escrita, no âmbito das artes, no meio acadêmico, para o contexto angolano.

Palavras-chave: pesquisa e escrita em artes acadêmicas; Angola; tipos de pensamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulino Tchiloia Bimba Lunono, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Teatro no Instituto Politécnico de Arte Nª 9011, Luanda. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Actor-pesquisador do Bimphadi - Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena -, Angola. Tem interesse em Artes Cênicas (criação), etnografia do sudoeste angolano e epistemologia.

Références

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Editora Schwarcz S. A., 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rizoma: introdución. Tradução: C. Cassillas e V. Navarro. 2. ed. México: Coyoacán, 1996.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i1.5256. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 3 out. 2023.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução: António Ramos Rosa. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2014.

GAVILÁN, Victor Pinto. El pensamiento en espiral: el paradigma de los pueblos Indígenas. Santiago: Ñuke Mapuforlaget, 2011.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Claudia Álvares, Francisco Rudiger e Sayonara Amaral. In: SOVIK, Liv (Org.). Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LYRA, Luciana de Fatima Rocha Pereira de. Artetnografia e Mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 167–180, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014167. Acesso em: 27 set. 2023.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17759. Acesso em: 29 set. 2023.

MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. Tradução: Marta Lança. 1. ed. Lisboa: Antígona, 2017.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Editora Meridional/Sulina, 2005.

PLAZA, Julio. Arte/ciência: uma consciência . ARS (São Paulo), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37-47, 2003. DOI: 10.1590/S1678-53202003000100004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2899. Acesso em: 22 set. 2023.

VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. DOI: 10.29397/reciis.v9i1.932. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/932. Acesso em: 23 set. 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-09-09

Comment citer

LUNONO, Paulino Tchiloia Bimba. CONJECTURAS PARA A PESQUISA E ESCRITA ACADÊMICAS EM ARTES EM ANGOLA. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 70, p. e25319, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n70.25319. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25319. Acesso em: 27 sept. 2024.