Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4292Palavras-chave:
adolescência, docência, subjetividade, pensamento complexoResumo
Observa e analisa o aproveitamento e os comportamentos de adolescentes bolivianos ou descendentes alunos de uma escola pública, procurando identificar: a interferência cultural e a continência familiar no desempenho escolar, e as tensões nas relações interpessoais. Emprega a epistemologia da complexidade que compreende o mundo como um conjunto indissociável, integrativo e não disjuntivo. Configura-se como estudo de caso em função da significação e da oportunidade de uma ação interventiva; são sujeitos seis alunas e quatro alunos entre 16 e 18 anos. Conclui que as manifestações do grupo dos bolivianos e descendentes têm ligação com patrimônio cultural, mas não se pode afirmar que influenciam o desempenho escolar; igualmente é difícil garantir que a presença familiar promove sucesso e desenvolvimento educacional, embora seja possível assegurar que o acolhimento parental fortalece conteúdos subjetivos revigorando a atuação escolar.Downloads
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Publicado
04.12.2013
Como Citar
DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 51–66, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4292. Acesso em: 27 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e Juventude