Educação infantil e suas infâncias: cultura, políticas e formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14825

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infâncias, Cultura, Políticas, Formação Humana

Resumo

Encontrar novos espaços de interlocução sobre alguns temas que atravessam a Educação Infantil é o objetivo deste Dossiê. O esforço de reunir colaboradores que há anos vem dedicando grande parte de suas vidas a favor das diferentes infâncias e da educação infantil parece ser o maior mérito deste trabalho, pois é por meio de experiências profissionais tão diversas que é possível tornar público temas e problematizações que emergem do cotidiano da educação infantil e de suas infâncias. Os textos aqui apresentados reacendem lampejos de possibilidades em um contexto tão avesso ao enraizamento da cidadania nas práticas sociais, pois se trata de insistir na produção acadêmica como um bem público e por onde as prerrogativas do direito, da afirmação da diferença, da democracia se articulam com a produção de um conhecimento ético, responsável e emancipador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF – Brasil

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES – Brasil

Referências

HALLDÉN, G. The Metaphors of Childhood in a Preschool Context. AARE Conference. Sydney, 27 Nov.-1 Dec., 2005.

KORCZAK, J. Como amar uma criança. RJ: Paz e Terra, 1997.

MALAGUZZI, L. Histórias, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 59-104.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (Org.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira e Marin, 2007.

Publicado

2019-09-30

Como Citar

VOLTARELLI, Monique Aparecida; ARAÚJO, Vania Carvalho de. Educação infantil e suas infâncias: cultura, políticas e formação humana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14825, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14825. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14825. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias