Teses e dissertações sobre gênero e sindicalismo em educação (2012/2023)
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n70.27129Palavras-chave:
gênero, LGBT+, sindicalismo de trabalhadoras/es em educação, trabalho docenteResumo
O artigo apresenta resultados de um estado da arte sobre gênero e sindicalismo em educação, tomando por referência as teses e dissertações realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros, entre 2012 e 2023. Justifica-se o período considerando outro estado da arte realizado, que obteve informações relativas a trabalhos semelhantes publicados entre 1987 e 2011. As bases de dados utilizadas foram: Dados Abertos CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Em termos de caracterização do estudo, destaca-se a existência de um duplo avanço na produção brasileira sobre os campos de investigação objetos desta análise: os estudos de gênero vêm multiplicando-se geometricamente, ao menos nos últimos 40 anos; e os estudos sobre sindicalismo em educação ganharam um grande impulso desde a consolidação da Rede ASTE (Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação), criada em 2009. Contudo, a interlocução entre esses dois campos ainda é pequena. O artigo, então, procura descrever e discutir as características dos 11 estudos encontrados, sendo oito dissertações e três teses: uma produção majoritariamente de autoria de mulheres (há apenas um pesquisador); orientada principalmente por mulheres (há sete orientadoras e dois orientadores); e voltada a investigar mulheres professoras (há apenas um trabalho sobre a questão LGBT+).
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