Gerenciamento preditivo da duração de campanhas refratárias em uma indústria siderúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n4.14537

Palavras-chave:

Materiais refratários, Regressão multivariada, Programação linear.

Resumo

Quando se trata de processos siderúrgicos, sabe-se que os materiais refratários são responsáveis por parcela significativa dos custos de produção do aço. Por tal motivo, este trabalho objetivou compreender a alta variabilidade e a baixa duração da campanha dos refratários que compõem um processo de lingotamento contínuo em uma aciaria LD de grande porte do estado de Minas Gerais, identificando a relação entre as variáveis intrínsecas ao equipamento de forma que seja possível a realização de estimativas sobre a duração de sua campanha. Para a seleção dos fatores explicativos, foi utilizado uma variação do método de ajuste de modelo por regressão múltipla Stepwise, sendo que, a cada passo do algoritmo citado, um modelo baseado em programação linear é responsável pelos cálculos dos coeficientes lineares de regressão. Ao final, obteve-se um modelo de predição para a duração da campanha contendo 12 fatores explicativos e possuindo 97,66\% de significância estatística.

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Biografia do Autor

Dalila Rodrigues Baesso, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Engenharia de Produção no Instuto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Marco Antonio Bonelli Junior, Universidade Estadual de Campinas

Formação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente mestrando em Engenharia de Produção e Manufatura pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiêcia em docência pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Júlio César Alvarenga, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Engenharia de Produção e mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

09.11.2020

Como Citar

Baesso, D. R., Bonelli Junior, M. A., & Alvarenga, J. C. (2020). Gerenciamento preditivo da duração de campanhas refratárias em uma indústria siderúrgica. Exacta, 18(4), 744–757. https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n4.14537

Edição

Seção

Artigos