Estudo da implementação do pricing dinâmico em uma empresa com modelo de receita recorrente através da segmentação de clientes

Catherine Sudbrack Rothbarth, Marcine Müller, Laura Visintainer Lerman, Natália Eloísa Sander

Resumo


A formação do preço dos produtos e serviços constitui-se em uma decisão estratégica para as organizações. O processo de decisão de preço envolve uma série de variáveis complexas e interligadas, as quais devem ser entendidas como instrumento de gestão. Nesse contexto, este artigo busca revelar a necessidade de subordinar a precificação aos objetivos estratégicos e sugerir uma aplicação de pricing dinâmico para uma empresa de comunicação através da segmentação de clientes, uma vez que a empresa utiliza práticas superficiais e não justificáveis de gestão de preços. Sendo assim, além de perder qualidade no processo de tomada de decisão, seu modelo de aplicação de preços encontra-se defasado em relação ao dinamismo exigido pelo mercado. Trata-se de uma pesquisa que se baseia na revisão literária e na aplicação real da estratégia de preços mais adequada ao caso da empresa. Os resultados revelam as vantagens da gestão de preços embasada no planejamento estratégico.

Palavras-chave


Pricing dinâmico; Planejamento estratégico; Segmentação de clientes; Modelo de receita recorrente.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.16754

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