Consolidação de redes de pesquisa sobre gestão e compartilhamento do conhecimento no contexto da transformação digital para a Indústria 4.0: um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18918

Palavras-chave:

Transformação Digital, Indústria 4.0, Gestão e Compartilhamento do Conhecimento, Redes de Pesquisa, Bibliometria.

Resumo

A transformação digital, impulsionada pela Indústria 4.0, promove aumento da competitividade, mas também novas possibilidades de concepção de valor. Para inovar, alterações culturais são necessárias, o que envolve estudos sobre gestão e compartilhamento do conhecimento. Este trabalho busca investigar a consolidação de redes de pesquisa sobre a temática, considerando desafios impostos e o alcance entre diferentes países. A metodologia, baseada em bibliometria, envolveu categorização e análises estatísticas de artigos e criação de nuvem de palavras. Identificou-se que redes de pesquisa dedicadas ainda não parecem estar consolidadas e que a maioria dos trabalhos está associada a países de economia mais desenvolvida, onde predominam estudos práticos. A colaboração entre autores de diferentes países mostrou-se pequena. A formação de redes de pesquisa depende do trabalho conjunto da academia, das organizações e do governo, principalmente no contexto de países em desenvolvimento. A metodologia pode ser novamente aplicada, futuramente, para reavaliar a consolidação das redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Augustus Senna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018). Mestrando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - UFMG (2019/2021). MBA em Indústria 4.0 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2020). Especializando em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina - PUC Minas (2020/2021).

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC, Universidade UEMG e Universidade PUC Minas.

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Possui Mestrado em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991).

Referências

Araújo, A. G., Carneiro, A. M. P., & Palha, R. P. (2020). Sustainable construction management: A systematic review of the literature with meta-analysis. Journal of Cleaner Production, 256. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120350

Batty, M., Axhausen, K. W., Giannotti, F., Pozdnoukhov, A., Bazzani, A., Wachowicz, M., Ouzounis, G., & Portugali, Y. (2012). Smart cities of the future. European Physical Journal: Special Topics, 214(1), 481-518. https://doi.org/10.1140/epjst/e2012-01703-3

Benckendorff, P. (2009). Evaluating Wikis as an assessment tool for developing collaboration and knowledge management skills. Journal of Hospitality and Tourism Management, 16(1), 102-112. https://doi.org/10.1375/jhtm.16.1.102

Bonanomi, M. M., Hall, D. M., Staub-French, S., Tucker, A., & Talamo, C. M. L. (2019). The impact of digital transformation on formal and informal organizational structures of large architecture and engineering firms. Engineering, Construction and Architectural Management, 27(4), 872-892. https://doi.org/10.1108/ECAM-03-2019-0119

Bouncken, R., & Barwinski, R. (2020). Shared digital identity and rich knowledge ties in global 3D printing - A drizzle in the clouds? Global Strategy Journal, 28 pp. https://doi.org/10.1002/gsj.1370

Caldarelli, G., Rossingnoli, C., & Zardini, A. (2020). Overcoming the blockchain oracle problem in the traceability of non-fungible products. Sustainability (Switzerland), 12(6), 17 pp. https://doi.org/10.3390/su12062391

Centenaro, A., Bonemberger, A. M. O., & Laimer, C. G. (2016). Gestão do conhecimento e vantagem competitiva: estudo no setor metalmecânico. Revista de Ciências da Administração, 18(44), 38-51. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p38

Cobo, C. (2013). Exploration of open educational resources in non-english speaking communities. International Review of Research in Open and Distance Learning, 14(2), 106-128. https://doi.org/10.19173/irrodl.v14i2.1493

Cosentino, H. M., Vidal, P., & Vigillito, S. B. (2011). Gestão de conhecimento e competitividade nas empresas de pequeno porte do setor de comércio exterior de autopeças: um estudo exploratório. RAI - Revista de Administração e Inovação, 8(3), 100-119. https://doi.org/10.5773/rai.v8i3.808

De Vasconcellos Motta, F. M., Barbosa, C. R., & Barbosa, R. R. (2019). Big data como fonte de inovação em museus: O estudo de caso do Museu Britânico. Informação e Sociedade, 29(1), 83-100. Recupeado 10 de abril, 2020, de: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44005

Dele-Ajayi, O., Strachan, R., Pickard, A. J., & Sanderson, J. J. (2019). Games for Teaching Mathematics in Nigeria: What Happens to Pupils' Engagement and Traditional Classroom Dynamics? IEEE Access, 7, 53248-53261. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2912359

Deuff, O. L. (2018). Le chercheur en humanités digitales: Un cas particulier de travailleur du savoir? Communication et Management, 14(1), 55-69. https://doi.org/10.3917/comma.141.0055

Donoso, V., Verdoodt, V., Mechelen, M. van, & Jasmontaite, L. (2016). Faraway, so close: Why the digital industry needs scholars and the other way around. Journal of Children and Media, 10(2), 200-207. https://doi.org/10.1080/17482798.2015.1131728

Draǧoicea, M., Léonard, M., Ciolofan, S. N., & Militaru, G. (2019). Managing Data, Information, and Technology in Cyber Physical Systems: Public Safety as a Service and its Systems. IEEE Access, 7, 92672-92692. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2927398

Eriksson, P. E., & Eriksson, Y. (2019). Live-action Communication Design: A Technical How-To Video Case Study. Technical Communication Quarterly, 28(1), 69-91. https://doi.org/10.1080/10572252.2018.1528388

Gan, B., Menkhoff, T., & Smith, R. (2015). Enhancing students' learning process through interactive digital media: New opportunities for collaborative learning. Computers in Human Behavior, 51, 652-663. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.12.048

Garcia, O. P. G., & Coltre, S. M. (2017). A gestão do conhecimento como fator determinante na retenção dos colaboradores na empresa: um estudo de caso em uma organização do ramo moveleiro. Brazilian Business Review, 14(2), 182-203. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.2.3

Hamilton, A. L., Coldwell-Neilson, J., & Craig, A. (2014). Development of an information management knowledge transfer framework for evidence-based occupational therapy. VINE, 44(1), 59-93. https://doi.org/10.1108/VINE-12-2012-0051

Hannola, L., Richter, A., Richter, S., & Stocker, A. (2018). Empowering production workers with digitally facilitated knowledge processes–a conceptual framework. International Journal of Production Research, 56(14), 4729-4743. https://doi.org/10.1080/00207543.2018.1445877

Hietajärvi, L., Salmela-Aro, K., Tuominen, H., Hakkarainen, K., & Lonka, K. (2019). Beyond screen time: Multidimensionality of socio-digital participation and relations to academic well-being in three educational phases. Computers in Human Behavior, 93, 13-24. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.11.049

Höök, K. (2008). Knowing, Communicating, and Experiencing through Body and Emotion. IEEE Transactions on Learning Technologies, 1(4), 248-259. https://doi.org/10.1109/TLT.2009.3

Huang, C.-K., & Lin, C.-Y. (2017). Flipping business education: Transformative use of team-based learning in human resource management classrooms. Educational Technology and Society, 20(1), 323-336. Recuperado em 10 de abril, 2020, de: https://bit.ly/3qMt0g6

Hulin, T. (2018). De la gestion procédurale des connaissances au management réflexif: L’exemple de la formation aux usages du numérique. Communication et Management, 14(1), 89-105. https://doi.org/10.3917/comma.141.0089

Ilvonen, I., Thalmann, S., Manhart, M., & Sillaber, C. (2018). Reconciling digital transformation and knowledge protection: A research agenda. Knowledge Management Research and Practice, 16(2), 235-244. https://doi.org/10.1080/14778238.2018.1445427

Jarrahi, M. H. (2018). Social Media, Social Capital, and Knowledge Sharing in Enterprise. IT Professional, 20(4), 34-45. https://doi.org/10.1109/MITP.2017.265105759

Ji, X., Xu, J.-J., Wei, K.-C., & Tang, S.-W. (2015). New paradigm and key technologies of chemical industry 4.0. Gao Xiao Hua Xue Gong Cheng Xue Bao/Journal of Chemical Engineering of Chinese Universities, 29(5), 1215-1223. https://doi.org/10.3969/j.issn.1003-9015.2015.05.028

Jones, S.-L., Procter, R., & Younie, S. (2015). Participatory knowledge mobilisation: an emerging model for international translational research in education. Journal of Education for Teaching, 41(5), 555-573. https://doi.org/10.1080/02607476.2015.1105540

Kagermann, H., Anderl, R., Gausemeier, J., Schuh, G., & Wahlster, W. (Eds.). (2016). Industrie 4.0 in a Global Context: Strategies for Cooperating with International Partners (acatech STUDY). Munique: Herbert Utz Verlag. Recuperado em 20 de junho, 2019, de: https://bit.ly/374TWjw

Kalman, J., & Guerrero, E. (2013). A Social Practice Approach to Understanding Teachers' Learning to Use Technology and Digital Literacies in the Classroom. E-Learning and Digital Media, 10(3), 260-275. https://doi.org/10.2304/elea.2013.10.3.260

Kamalaldin, A., Linde, L., Sjödin, D., & Parida, V. (2020). Transforming provider-customer relationships in digital servitization: A relational view on digitalization. Industrial Marketing Management, 20 pp. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2020.02.004

Leask, M., & Younie, S. (2013). National models for continuing professional development: The challenges of twenty-first-century knowledge management. Professional Development in Education, 39(2), 273-287. https://doi.org/10.1080/19415257.2012.749801

Li, Y-W., & Cao, K. (2020). Establishment and application of intelligent city building information model based on BP neural network model. Computer Communications, 153, 382-389. https://doi.org/10.1016/j.comcom.2020.02.013

Limaye, R. J., Deka, S., Ahmed, N., & Mwaikambo, L. (2015). Designing eLearning courses to meet the digital literacy needs of healthcare workers in lower- and middle-income countries: Experiences from the Knowledge for Health Project. Knowledge Management and E-Learning, 7(4), 601-615. https://doi.org/10.34105/j.kmel.2015.07.039

Lindvig, K., & Mathiasen, H. (2020). Translating the Learning Factory model to a Danish Vocational Education Setting. Procedia Manufacturing, 45, 90-95. https://doi.org/10.1016/j.promfg.2020.04.077

López, D., Marulanda, C. E., & López, M. (2015). Métricas de valoración de la gestión del conocimiento para las pequeñas y medianas empresas del sector tecnologías de información en el triángulo del café en Colombia. Informacion Tecnologica, 26(3), 173-183. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642015000300020

Madsen, O., & Moller, C. (2017). The AAU Smart Production Laboratory for teaching and research in emerging digital manufacturing technologies. Procedia Manufacturing, 9, 106-112. https://doi.org/10.1016/j.promfg.2017.04.036

Mayer, F. (2018). Exploring the notion of situation for responsive manufacturing systems specification issues. IFAC-PapersOnLine, 51(11), 1579-1585. https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.08.271

Mola, L., Russo, I., Giangreco, A., & Rossignoli, C. (2017). Who knows what? Reconfiguring the governance and the capabilities of the supply chain between physical and digital processes in the fashion industry. Production Planning and Control, 28(16), 1284-1297. https://doi.org/10.1080/09537287.2017.1375147

Mutula, S. M. (2011). Ethics and trust in digital scholarship. Electronic Library, 29(2), 261-276. https://doi.org/10.1108/02640471111125212

Naveed, Q. N., Mohamed Qureshi, M. R. N., Shaikh, A., Alsayed, A. O., Sanober, S., & Mohiuddin, K. (2019). Evaluating and Ranking Cloud-Based E-Learning Critical Success Factors (CSFs) Using Combinatorial Approach. IEEE Access, 7, 157145-157157. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2019.2949044

Pang, C., Neustaedter, C., Moffatt, K., Hennessy, K., & Pan, R. (2019). The role of a location-based city exploration game in digital placemaking. Behaviour and Information Technology, 25 pp. https://doi.org/10.1080/0144929X.2019.1697899

Papadonikolaki, E. (2018). Loosely Coupled Systems of Innovation: Aligning BIM Adoption with Implementation in Dutch Construction. Journal of Management in Engineering, 34(6), 13 pp. https://doi.org/10.1061/(ASCE)ME.1943-5479.0000644

Pfouga, A., & Stiepandić, J. (2018). Leveraging 3D geometric knowledge in the product lifecycle based on industrial standards. Journal of Computational Design and Engineering, 5(1), 54-67. https://doi.org/10.1016/j.jcde.2017.11.002

Pigg, S. (2014). Coordinating constant invention: Social media's role in distributed work. Technical Communication Quarterly, 23(2), 69-87. https://doi.org/10.1080/10572252.2013.796545

Pluye, P., & Hong, Q. N. (2014). Combining the Power of Stories and the Power of Numbers: Mixed Methods Research and Mixed Studies Reviews. Annual Review of Public Health, 35, 29-45. https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-032013-182440

Quinn, J. B. (1992). Intelligent Enterprise. New York: The Free Press.

Ribeiro, J. S. D. A. N., Calijorne, M. A. S., Jurza, P. H., Ziviani, F., & Neves, J. T. D. R. (2017). Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 7(1), 4-17. Recuperado em 10 de abril, 2020, de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5908258.pdf

Ribeiro, J. S. D. A. N., França, R., Corrêa, F., & Ziviani, F. (2019, novembro). Criação de valor para Indústria 4.0: desafios e oportunidades para gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – CIKI, Porto Alegre, RS, Brasil, 9. Recuperado em 10 de abril, 2020, de: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/693

Roberts, C. J., Edwards, D. J., Hosseini, M. R., Mateo-Garcia, M., & Owusu-Manu, D.-G. (2019). Post-occupancy evaluation: a review of literature. Engineering, Construction and Architectural Management, 26(9), 2084-2106. https://doi.org/10.1108/ECAM-09-2018-0390

Rodrigues, A. R., Tavar, C., Nogueira, G. M., & Librelotto, R. F. (2016). A bibliometria como ferramenta de análise da produção intelectual: uma análise dos hot topics sobre sustentabilidade. Biblionline, 12(3), 34-47. Recuperado em 10 de abril, 2020, de: https://brapci.inf.br/_repositorio/2016/12/pdf_280857d937_0000022127.pdf

Santiago Jr., J. R. S. (2014). Gestão do conhecimento. São Paulo: Novatec Editora.

Sasidharan, A., & Janodia, M. D. (2018). Social Media: A Double Edged Sword for Accessing Health Care Information. Indian Journal of Pharmaceutical Education and Research, 52(2), 207-211. https://doi.org/10.5530/ijper.52.2.23

Sordi, V. F., Nakayama, M. K., & Binotto, E. (2018). Compartilhamento de conhecimento nas organizações: um modelo analítico sob a ótica da ação cooperativa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 8(1), 44-66. http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1p44

Stocker, A., Brandl, P., Michalczuk, R., & Rosenberger, M. (2014). Human-centred ICT tools for smart factories. Elektrotechnik und Informationstechnik, 131(7), 207-211. https://doi.org/10.1007/s00502-014-0215-z

Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus.

Terra, J. C. C. (2014). Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial. Biblioteca Terra. Fórum Consultores.

Thanachawengsakul, N. (2020). A conceptual framework for the development of a moocs-based knowledge repository to enhance digital entrepreneurs' competencies. International Journal of Information and Education Technology, 10(5), 346-350. https://doi.org/10.18178/ijiet.2020.10.5.1387

Tian, X., Martin, B., & Deng, H. (2008). The impact of digitization on business models for publishing: Some indicators from a research Project. Journal of Systems and Information Technology, 10(3), 232-250. https://doi.org/10.1108/13287260810916934

Toffler, A. (1990). Powershift: Conhecimento. Riqueza e Violência na borda do Século XXI.

Tortorella, G. L., Cawley Vergara, A. M., Garza-Reyes, J. A., & Sawhney, R. (2020). Organizational learning paths based upon industry 4.0 adoption: An empirical study with Brazilian manufacturers. International Journal of Production Economics, 219, 284-294. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2019.06.023

Tsertsidis, A. (2020). Challenges in the provision of digital technologies to elderly with dementia to support ageing in place: a case study of a Swedish municipality. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 12 pp. https://doi.org/10.1080/17483107.2019.1710774

Unzeitig, W., Wifling, M., Stocker, A., & Rosenberger, M. (2015, June). Industrial challenges in human-centred production. Anais do International Conference Management of Technology – Step to Sustainable Production, Dubrovnik, Croácia. Recuperado 10 de abril, 2020, de: https://facts4workers.eu/wp-content/uploads/2017/01/MOTSP-2015.pdf

Valentim, M. L. P., & Cervantes, B. (2003). O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, 4(3). Recuperado 10 de abril, 2020, de: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/7501

Venkitachalam, K., & Bosua, R. (2019). Perspectives on effective digital content management in organizations. Knowledge and Process Management, 8 pp. https://doi.org/10.1002/kpm.1600

Wang, M., Zheng, M., Tian, L., Qiu, Z., & Li, X. (2017). A full life cycle nuclear knowledge management framework based on digital system. Annals of Nuclear Energy, 108, 386-393. https://doi.org/10.1016/j.anucene.2017.04.047

Zangiacomi, A., Pessot, E., Fornasiero, R., Bertetti, M., & Sacco, M. (2020). Moving towards digitalization: a multiple case study in manufacturing. Production Planning and Control, 31, 143-157. https://doi.org/10.1080/09537287.2019.1631468

Downloads

Publicado

30.06.2021

Como Citar

Senna, D. A., & Ribeiro, J. S. de A. N. (2021). Consolidação de redes de pesquisa sobre gestão e compartilhamento do conhecimento no contexto da transformação digital para a Indústria 4.0: um estudo bibliométrico. Exacta. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18918

Edição

Seção

Artigos