TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE NO PRÉ/BLOQUEIO/PÓS COVID-19 EM ANÁLISE DE DADOS (INTER) NACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21589

Palavras-chave:

E-commerce. Pandemia. Covid-19.

Resumo

A pesquisa analisa tendências do e-commerce, considerando a pandemia do Covid-19. O corpus da pesquisa integra artigos selecionados conforme etapas sugeridas por Galvão & Pansani (2015), que levou a análise de 557 artigos, com seleção de 16. Adicionalmente, empreendeu-se levantamento nos últimos 10 anos na Web of Sciece (WoS), que resultou em 729 textos, e na Scopus, que reuniu 3218. Como resultados, observa-se que o e-commerce é pesquisado e citado nos últimos 10 anos, com crescimento ao longo dos anos, e ápice em 2021. Em relação às tendências, têm-se, por exemplo, (i) crescimento do e-commerce de forma estável e organizada; (ii) livre circulação de mercadorias com recomendações sanitárias; (iii) presencial e online em paralelo; (iv) permanência da diversificação das formas de pagamento, incluindo a tecnologia blockchain; (v) oferta e demanda em processo de estabilização; (vi) aumento da frequência de compras online. Ademais, urgência em adaptações para suporte logístico e operacional.

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Biografia do Autor

Ana Silvina Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduação em andamento em Administração. Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado e doutorado, em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP/ UFPI

Formação: Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Mini currículo: Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social.

Marcleide Sampaio Oliveira, Faculdade Luciano Feijão

Graduação em andamento. Faculdade Luciano Feijão, FLF, Brasil.

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Publicado

12.08.2022

Como Citar

da Silva, A. S. F., Barbosa, F. L. S., Bizarria, F. P. de A., & Oliveira, M. S. (2022). TENDÊNCIAS DO E-COMMERCE NO PRÉ/BLOQUEIO/PÓS COVID-19 EM ANÁLISE DE DADOS (INTER) NACIONAIS. Exacta. https://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21589

Edição

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Artigos