Algoritmos de busca aplicados na estimação de parâmetros em um modelo probabilístico de gestão de estoque

Autores

  • André Felipe Henriques Librantz UNINOVE, SP
  • Sidnei Alves de Araújo Uninove
  • Wonder Alexandre Luz Alves Uninove
  • Gisele Castro Fontanella Pileggi Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v8i2.2321

Palavras-chave:

Algoritmos de busca. Critério econômico. Estimação de parâmetros. Gestão de estoques. Nível de atendimento.

Resumo

A gestão de estoque é um dos instrumentos imprescindíveis para eficiência das organizações modernas. Nos modelos de estoques, é comum a necessidade de estimação de parâmetros que estão relacionados com algumas incertezas. Tais parâmetros são normalmente estimados por modelagem matemática. Devido às hipóteses, muitas vezes assumidas em algumas situações reais, os modelos ficam distantes da realidade. Além disso, a exploração de todo o espaço de busca para encontrar a solução ótima torna-se inviável na maioria dos casos. Os algoritmos de busca heurística são uma alternativa para a solução de tais problemas. Neste trabalho, utilizaram-se e compararam-se os resultados obtidos a partir da aplicação de diferentes algoritmos de busca heurística (Algoritmos Genéticos, Simulated Annealing, Busca Tabu e Subida de Encosta) com a busca exaustiva, em um problema particular de gestão de estoque. Os resultados mostram que tais algoritmos podem ser aplicados de forma satisfatória em problemas dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Henriques Librantz, UNINOVE, SP

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil; Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, USP; Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, USP. Professor pesquisador do Departamento de Ciências Exatas da UNINOVE.

Sidnei Alves de Araújo, Uninove

Diretoria dos Cursos de Informática - Uninove

Wonder Alexandre Luz Alves, Uninove

Diretoria dos Cursos de Informática - Uninove

Gisele Castro Fontanella Pileggi, Uninove

Diretoria dos Cursos de Informática - Uninove

Downloads

Publicado

19.11.2010

Como Citar

Librantz, A. F. H., Araújo, S. A. de, Alves, W. A. L., & Pileggi, G. C. F. (2010). Algoritmos de busca aplicados na estimação de parâmetros em um modelo probabilístico de gestão de estoque. Exacta, 8(2), 237–248. https://doi.org/10.5585/exacta.v8i2.2321

Edição

Seção

Artigos