Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha: Conceitos e Discussões da Potencialidade de Formatação no Estado de Pernambuco

Autores

  • Yenê Medeiros Paz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Monize Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Romildo Morant Holanda Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5223

Palavras-chave:

Arranjo produtivo local. Cerâmica vermelha. Competitividade. Inovação.

Resumo

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações territoriais de uma determinada atividade econômica, que possuam vínculos. O apoio dos empresários facilita a troca de experiências e informações, fortalecendo o grupo por meio do reconhecimento de pontos fortes e oportunidades. Com a formatação de um arranjo, por meio da colaboração, os empresários podem adquirir ganhos que individualmente seriam mais dispendiosos. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar a situação atual da cerâmica vermelha do Estado de Pernambuco, visando-se a identificar oportunidades para formatação de um APL para elevação de competitividade e melhoria da qualidade dos produtos do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yenê Medeiros Paz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheira Agrícola e Ambiental na Universidade federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Mestranda do Programada de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFRPE, Departamento de Tecnologia Rural.

Maria Monize Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Formou-se em Engenharia Agrícola e Ambiental na Universidade federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2014) e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) (2012). Atualmente e Mestranda do Programada de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFRPE, Departamento de Tecnologia Rural.

Romildo Morant Holanda, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor doutor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Tecnologia Rural.

Downloads

Publicado

08.04.2015

Como Citar

Paz, Y. M., Morais, M. M., & Holanda, R. M. (2015). Arranjo Produtivo Local de Cerâmica Vermelha: Conceitos e Discussões da Potencialidade de Formatação no Estado de Pernambuco. Exacta, 12(3), 302–312. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5223

Edição

Seção

Artigos