O consumidor brasileiro como barreira para implementação de inovações tecnológicas em embalagens de carne bovina in natura

Autores

  • Camila Colombo Moraes Universidade Federal de São Carlos
  • José Alcides Gobbo Junior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6348

Palavras-chave:

Carne bovina. Consumidor. Embalagem. Inovação em embalagem.

Resumo

O objetivo neste artigo foi analisar como o consumidor brasileiro pode influenciar a implementação de novas tecnologias em embalagens de carne bovina in natura. O método de pesquisa adotado foi entrevistas de especialistas que atuam no ramo de pesquisa e mercado. Selecionaram-se preferencialmente profissionais que trabalham com embalagens, e, quando possível, também com carne bovina. Foi possível observar que o consumidor brasileiro pode influenciar e até mesmo ser uma barreira na implementação de novas tecnologias em embalagens de carne bovina in natura, tanto pela sua cultura resistente a mudanças como pelo fato de suas decisões sobre compra ainda serem baseadas somente pelo preço. Diante disso, a indústria mantém suas atividades relacionadas à embalagem considerando o custo, diminuindo, assim, a introdução de novas tecnologias em embalagem. Outros fatores que contribuem para isso é a falta de conhecimento e compartilhamento de informações na cadeia.

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Biografia do Autor

Camila Colombo Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Engenharia de Produção (UFSCar) Mestrado em Engenharia de Produção (UNESP/FEB) Graduação em Administração de Empresas e Agronegócio (Unesp/Tupã)

José Alcides Gobbo Junior, Universidade Estadual Paulista

Professor adjunto do departamento de Engenharia de Produção

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Publicado

30.09.2016

Como Citar

Moraes, C. C., & Gobbo Junior, J. A. (2016). O consumidor brasileiro como barreira para implementação de inovações tecnológicas em embalagens de carne bovina in natura. Exacta, 14(3), 353–366. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n3.6348

Edição

Seção

Artigos