Gestão da inovação em uma empresa do setor de borracha e termoplástico

Autores

  • Vanessa Theis Universidade Feevale
  • Bruna Haubert Universidade Feevale
  • Joice Zmijewski Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6645

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produtos. Gestão da inovação. Inovação. P&D.

Resumo

A gestão da inovação no meio organizacional pode melhorar a qualidade e a eficiência do trabalho, acentuar a troca de informações e refinar a capacidade empresarial de aprender e utilizar conhecimentos e tecnologias. Nesta perspectiva, foi realizada esta investigação com o objetivo de estudar como ocorre o processo de gestão da inovação em uma empresa do setor de borracha e termoplástico, na região do Vale do Rio dos Sinos, RS. Para tanto, os autores optaram pelo delineamento metodológico que se iniciou com a revisão bibliográfica e documental e, em seguida, de coleta de dados empíricos por meio de observações diretas, levantamento documental e entrevista sistemática em profundidade em um estudo de caso único. Os resultados demonstram que a empresa assume um caráter inovador em diversos aspectos, pois busca inovar em produtos e processos, sempre se atentando à especialização de sua equipe para atender às demandas de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Bruna Haubert, Universidade Feevale

Mestranda em Indústria Criativa e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e graduação em Administração da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

27.03.2017

Como Citar

Theis, V., Haubert, B., Zmijewski, J., & Schreiber, D. (2017). Gestão da inovação em uma empresa do setor de borracha e termoplástico. Exacta, 15(1), 15–30. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6645

Edição

Seção

Artigos