Análise de risco em projetos de engenharia: uso do PERT/CPM com simulação

Autores

  • Walter Roberto Vergara Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Renata Tais Teixeira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6779

Palavras-chave:

Monte Carlo. Gestão de projetos. PERT/CPM. Risco e incerteza.

Resumo

O PERT/CPM é uma ferramenta utilizada na gestão de projetos que permite planejamento, programação e coordenação de atividades para o controle de tempo e custo. A simulação de Monte Carlo é um processo baseado na amostragem de números aleatórios que auxilia no processo de tomada de decisão sob condições de risco e incerteza. Nesta pesquisa, analisam-se as restrições existentes no setor da construção civil, tais como orçamento financeiro e tempo. Mediante esta análise, o caminho crítico foi determinado pela ferramenta do PERT/CPM, possibilitando acelerar as atividades do projeto sem exceder o investimento inicial. A simulação de Monte Carlo permitiu realizar uma análise probabilística para quantificar a sensibilidade inerente na conclusão do projeto e ter uma visão mais real do cenário futuro. O estudo foi realizado em uma empresa da construção civil que forneceu os dados para sua análise e aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Roberto Vergara, Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima-Perú), ano 1977. Especialização em Economia - Métodos Quantitativos da Economia, Convênio entre a Universidad Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Instituto Nacional de Estatística (Lima - Peru) e o CIENES (Chile), ano 1985. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ciências cognitivas, inteligência artificial e ergonomia (UFSC), ano 1989 1990. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano 1991-1995. Aperfeiçoamento em Ergonomia e Inteligência Artificial no Conservatoire de Arts et Metiers (Paris-França) e no Institute for Systems Engineering and Informatics (ISPRA) - Commission of the European Communities, Varesse, Itália, ano 1992.

Renata Tais Teixeira, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluna de graduação do curso de Engenharia de Produção da UFGD.

Juliana Suemi Yamanari, Universidade de São Paulo

Aluna de mestrado de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP.

Downloads

Publicado

27.03.2017

Como Citar

Vergara, W. R., Teixeira, R. T., & Yamanari, J. S. (2017). Análise de risco em projetos de engenharia: uso do PERT/CPM com simulação. Exacta, 15(1), 74–88. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n1.6779

Edição

Seção

Artigos