Os benefícios da utilização do Sistema Warehouse Management System na cadeia de logística reversa no Brasil

Autores

  • Agostinho Augusto Figueira Unitau
  • Marcos Roberto Buri Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6788

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos. Logística reversa. Sistema WMS. Tecnologia da informação.

Resumo

O grande desenvolvimento, e utilização pelas empresas, das vendas diretas, por meio do e-commerce, tem impulsionado o aumento das vendas, acarretando em volumes cada vez maiores de produtos armazenados, visando à agilidade na entrega ao cliente final. Porém, o problema é o gerenciamento desses materiais em larga escala, o que requer a utilização de sistemas específicos de gerenciamento, que ainda não são facilmente encontrados. Neste artigo, discorre-se sobre a implementação e utilização de sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos reversa para atender à crescente demanda de produtos, inclusive relacionada à logística reversa. Realizou-se uma pesquisa descritiva bibliográfica, baseada em referencial teórico coletado, como livros, artigos e manuais específicos. Mediante análise hipotético-dedutiva, objetivou-se apontar possibilidades, importância e abrangência do tema que contribuam para a melhora da área de logística. Observou-se que a adaptação do sistema de armazenamento de armazéns tradicional para WMS, utilizado na logística direta, também tem sido adotada para a logística reversa. Esse sistema possibilitou aumento da produtividade e do aproveitamento de resíduos na cadeia de logística, assim como reduziu custos diretos e indiretos desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agostinho Augusto Figueira, Unitau

Mestrando na UNITAU no curso de Engenharia Mecânica, MBA em Logística Empresarial e Suplly Chain pela Universidade Nove de Julho ( 2010 ), Comércio Exterior pela Aduaneiras (2015) , atualmente atua como Docente de Logística e Administração no Senac ministrando aulas para os cursos do PRONATEC e PSG , Faculdade Sumaré e Centro Universitário UNIITALO , professor e tutor de EAD no Complexo Anhanguera, conhecimentos de Moodle a nível Administrador, com expertise na carga rodoviária a mais de 20 anos de experiência no segmento. Atuação em operadores logísticos, com gestão e capacitação para novos negócios, visão para capacitação, motivação, planejamento, liderança e relacionamento interpessoal. Expressiva experiência no gerenciamento de pessoas e planejamento logístico / cadeia de suprimentos, movimentação, armazenagem, implantação de processos, gerenciamento de sistemas, contratos de transportes, gestão de frotas , bem como desenvolvimento de novos fornecedores. Amplos conhecimentos no controle de custo operacional, centros de distribuição, transportadoras, configuração de malha logística , elaboração de metas e indicadores de desempenho, gestão de resultados operacionais e financeiros. Forte atuação em , gerenciamento de risco de transportes , negociação de apólices de seguro,controle de toda a documentação da frota, atuando na distribuição de produto no mercado obedecendo a normas e requerimentos de nível de serviço, mapeamento de processos, adequação de frota, rotas, carga e descarga, separação, distribuição, transferência, automação, tendo como responsabilidade análise critica para ajuste de custos, desenvolvimento de lideres, treinamentos e readequação de estruturas de terminal e operações in house.

Marcos Roberto Buri, Uninove

possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Campo Salles (1996). Com especialização em Engenharia de Produção (2002) - Universidade São Judas Tadeu e Mestrado em Engenharia de Mecânica - Universidade de Taubaté (2006). Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho no curso de Tecnologia de Gestão da Qualidade. Escritor e atua como consultor de produtividade e qualidade em empresas de pequeno e médio porte desenvolvendo projetos de melhoria de processos e cursos de treinamento empresarial. Tem 25 anos experiência na área de Administração de operações atuando principalmente nos seguintes temas: Cadeia de Suprimentos, Manufatura Enxuta, Qualidade, ISO9001:2015 e Planejamento Estratégico.

Downloads

Publicado

13.07.2017

Como Citar

Figueira, A. A., & Buri, M. R. (2017). Os benefícios da utilização do Sistema Warehouse Management System na cadeia de logística reversa no Brasil. Exacta, 15(2), 244–258. https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n2.6788

Edição

Seção

Artigos