Análise do fluxo do conhecimento em setor de projetos em uma instituição de ensino superior pública

Autores

  • Vladimir Carvalho de Alcântara Universidade Federal Fluminense
  • Gilson Brito Alves Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n4.6977

Palavras-chave:

gGestão do Conhecimento. Mapeamento de Processo. Manual de Procedimentos.

Resumo

A pesquisa objetiva apresentar uma análise do processo de implantação da Gestão do Conhecimento em setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior Pública, culminando na proposição de procedimentos e ferramentas aplicáveis pela Gestão do Conhecimento que possam criar valor e promover melhorias nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia adotada consistiu tanto de uma pesquisa bibliográfica no portal de periódicos, para identificação de referências para embasar o desenvolvimento, direcionamento e vínculos da pesquisa, quanto da aplicação de um survey para levantar a experiência real do cotidiano e identificação de parâmetros que direcionam a construção de manuais de procedimentos relacionados ao desenvolvimento de projetos em arquitetura. Como resultado, verificou-se que as mudanças propostas contribuem com a melhoria dos fluxos dos processos, e as práticas identificadas e adotadas colaboram para o início da gestão do conhecimento no setor estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Carvalho de Alcântara, Universidade Federal Fluminense

Servidor público da Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Graduação em Arquiteto e Urbanista (2006) pela UFF, Especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Labceo/UFF (2012) e Mestrado em Sistemas de Gestão pelo Latec/UFF (2016).

Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; Sub-Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Manutenção; Sub-Coordenador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Industrial: Segurança, Meio Ambiente, Riscos e Manutenção.

Downloads

Publicado

28.12.2017

Como Citar

de Alcântara, V. C., & Lima, G. B. A. (2017). Análise do fluxo do conhecimento em setor de projetos em uma instituição de ensino superior pública. Exacta, 15(4). https://doi.org/10.5585/exactaep.v15n4.6977

Edição

Seção

Artigos