Projetos lean manufacturing para geração de portfólio: uma revisão da literatura

Autores

  • Giovanni Cláudio Condé Universidade Metodista de Piracicaba
  • Mauro Luiz Martens Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.7128

Palavras-chave:

Portfólio de Projetos, Manufatura Enxuta, Projeto, Geração de Portfólio, Seleção de Projetos.

Resumo

 

Portfólio de projetos é um assunto da mais alta importância dentro do campo de gerenciamento de projetos. A atividade de seleção de projetos é considerada crítica para o portfólio de projetos por diversos pesquisadores.  Este estudo tem como objetivo identificar um rol dos principais projetos Lean Manufacturing de acordo com a literatura científica. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. A principal contribuição é a identificação de um rol de 11 principais projetos Lean Manufacturing, por meio de análises cruzadas dos conteúdos dos principais artigos de Lean Manufacturing publicados nos últimos 20 anos. Além disso, o estudo permitiu a percepção quanto ao grau relativo de disseminação de cada um destes projetos Lean na literatura. Como contribuição prática, o rol de projetos Lean poderá ser utilizado para a geração de portfólio e pela seleção dos projetos, considerados, respectivamente, como lacuna de pesquisa e fator chave de sucesso em gerenciamento de projetos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Cláudio Condé, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduado como Engenheiro Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC -M.G., mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Certificado como Lean Seis SIgma Master Black Belt pela Setec Consulting; Certificado como Quality Engineer e como Quality Auditor pela American Society for Quality. Sólida experiência em gerenciamento da qualidade e melhoria contínua em indústrias e serviços. Ex-professor de cursos de pós graduação na PUC-M.G., Sociedade Mineira de Engenheiros e Faculdades FUMEC.

Mauro Luiz Martens, Universidade Metodista de Piracicaba

Mauro Luiz Martens é professor assistente na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no Departamento de Engenharia de Produção. Ele é coordenador de pesquisa de projeto do CNPq assim como parceiro do Laboratório de Gerenciamento de Projetos. Ele é doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi acadêmico visitante na Bentley University em 2014. Ele é Diretor da empresa Viatecno, trabalhando com gerenciamento de projetos, sustentabilidade em gerenciamento de projetos, projetos envolvendo sistemas de gestão de segurança alimentar e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

21.03.2018

Como Citar

Condé, G. C., & Martens, M. L. (2018). Projetos lean manufacturing para geração de portfólio: uma revisão da literatura. Exacta, 16(1), 103–122. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n1.7128

Edição

Seção

Artigos