Indicador OEE e ferramentas da qualidade: uma aplicação integrada no processo de destilação de uma indústria de biotecnologia

Autores

  • Ana Carla de Souza Gomes dos Santos IFRJ e CEFET/RJ
  • Igor Martins Ribeiro Universidade Candido Mendes
  • Aline dos Santos Salve Universidade Candido Mendes
  • Camila Mitie Ji Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Letícia Ali Figueiredo Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Henrique Rego Monteiro da Hora IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8183

Palavras-chave:

Manutenção Produtiva Total, Indicador de Desempenho, Ferramentas da Qualidade, Manufatura Enxuta.

Resumo

Este trabalho aplicou o indicador Overall Equipment Effectiveness (OEE) e as ferramentas da qualidade no processo de destilação de uma indústria de biotecnologia situada no Norte Fluminense, a fim de identificar a eficiência do equipamento mais crítico do processo, apontar a causa raiz da falha de maior impacto e propor estratégias de melhoria. Os instrumentos utilizados para o alcance da pesquisa foram 5S, fluxograma, gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, brainstorming, 5W1H e o software Microsoft Office Excel como suporte para a organização e análises dos dados. A metodologia tradicional para calcular o OEE careceu de adaptações, pois outras variáveis precisaram ser contabilizadas para mensurar de forma eficiente o equipamento e que fosse condizente com a realidade da empresa. Os resultados apontaram que o equipamento estava abaixo da classe mundial, cujo valor de corte é 85%, e que a falha de maior impacto foi parada por obstruções, ocasionada pela baixa frequência na limpeza química. A pesquisa concluiu que a metodologia adaptada foi eficiente para identificar as perdas do processo, mensurar a real utilização do equipamento e aplicar ações de melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos, IFRJ e CEFET/RJ

Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas pelo CEFET/RJ, mestre em Engenharia de Produção pela UENF(2016), especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV(2015) e Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (2012). É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Nilópolis), com regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise Multicritério, Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Métodos, Gestão da Qualidade Total e Qualidade em Serviços.

Igor Martins Ribeiro, Universidade Candido Mendes

Bacharel em Engenharia de Produção

Aline dos Santos Salve, Universidade Candido Mendes

Bacharel em Engenharia de Produção

Camila Mitie Ji, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010)

Letícia Ali Figueiredo Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016 - presente). Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2012-2016).

Henrique Rego Monteiro da Hora, IFFluminense

Graduado em Tecnologia em Informática pelo então CEFET-Campos (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é coordenador Adjunto do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão do IFFluminense, e leciona e orienta no Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional da UCAM-Campos. Atua na área de otimização discreta, principalmente com métodos multicritério.

Downloads

Publicado

24.05.2019

Como Citar

Santos, A. C. de S. G. dos, Ribeiro, I. M., Salve, A. dos S., Ji, C. M., Ferreira, L. A. F., & da Hora, H. R. M. (2019). Indicador OEE e ferramentas da qualidade: uma aplicação integrada no processo de destilação de uma indústria de biotecnologia. Exacta, 17(2), 165–184. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8183

Edição

Seção

Artigos