Combinação de previsões aplicada à modelagem de operações: um estudo de caso em um terminal portuário

Autores

  • Icaro Agostino Universidade Federal de Santa Maria
  • Renata Silva Araujo Universidade Estadual do Maranhão
  • Maiara de Oliveira Noronha Universidade Federal de Santa Maria
  • Jose Inácio Dos Santos Fonseca Faculdade Pitagoras São luís
  • Adriano Mendonça Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8327

Palavras-chave:

Box-Jenkins, Combinação de previsões, Inverse Mean Squared

Resumo

O objetivo deste estudo foi ajustar um modelo de previsão combinado para prever o comportamento de um sistema de descarga de minério em um terminal portuário. Foram utilizadas observações de um mês de operação, coletadas a cada hora, totalizando 720 observações. Os procedimentos metodológicos foram realizados em três etapas: (i) ajuste dos modelos concorrentes por meio da metodologia de Box-Jenkins; (ii) combinação dos modelos selecionados pelos métodos de média aritmética, Least Squares Weights e Inverse Mean Squared; (iii) comparação das medidas de acurácia de cada previsão para seleção do melhor modelo. Foram obtidos 20 modelos concorrentes, dos quais foram selecionados três para a etapa de combinação. O melhor modelo foi obtido pelo método de combinação Inverse Mean Squared apresentando um erro absoluto médio de 2,017%. Os métodos de combinação proporcionaram um aumento da acurácia das previsões, gerando subsídios à tomada de decisão para melhorias no planejamento do processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icaro Agostino, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro de Produção pela Universidade Ceuma (2016). Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Pesquisador Bolsista (CAPES) no Laboratório de Análise e Modelagem Estatística da UFSM.

Renata Silva Araujo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual do Maranhão.

Maiara de Oliveira Noronha, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda no curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa - Universidade Federal de Santa. Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa- RS.

Jose Inácio Dos Santos Fonseca, Faculdade Pitagoras São luís

Graduando do curso de Administração pela Faculdade Pitagoras São luís.

Adriano Mendonça Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática (1988 - Faculdade Imaculada Conceição), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (1991 - UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção (1993 - UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção (2000 - UFSC) e post-doc no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa - ISCTE - Business School - Lisbon Institute - Portugal. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Estatística (UFSM) atuando nos curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e no Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) assim como nos demais cursos de graduação da instituição.

Downloads

Publicado

26.03.2019

Como Citar

Agostino, I., Araujo, R. S., Noronha, M. de O., Fonseca, J. I. D. S., & Souza, A. M. (2019). Combinação de previsões aplicada à modelagem de operações: um estudo de caso em um terminal portuário. Exacta, 17(1), 99–110. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.8327

Edição

Seção

Artigos