Aplicação da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) no processo de tratamento de efluentes em uma lavanderia de beneficiamento de jeans

Autores

  • Armando Dias Duarte Universidade Federal de Pernambuco
  • Gilson Lima da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n2.8370

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Análise de ciclo de vida, Tratamento de efluentes, Lavanderia de jeans

Resumo

A temática de sustentabilidade na indústria têxtil ganha cada vez mais força, através da adoção de práticas e ferramentas de gestão ambiental como a Análise de Ciclo de Vida (ACV) que permitam minimizar os impactos ambientais negativos e otimizar processos produtivos em busca de estratégias sustentáveis. O presente estudo teve como objetivo a aplicação da ferramenta de ACV na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em uma Lavanderia de Beneficiamento de Jeans (LBJ) e comparar os danos ambientais e sociais relacionadas ao tratamento do Efluente Industrial (EI) gerado após o beneficiamento das peças. Foi verificado que o uso de produtos químicos inorgânicos, apresentam os principais poluentes nas categorias do estudo, com impactos acima de 90%. A energia elétrica apresentou impactos significativos, o que sugere a adoção de alternativas como a dosagem manual ou redução do tempo de funcionamento dos equipamentos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Dias Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Campus Agreste, Universidade Federal de Pernambuco– UFPE. Pesquisador em Análise de Ciclo de Vida no Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA). 

Gilson Lima da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste – UFPE. Coordenador do Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA). 

Downloads

Publicado

24.04.2020

Como Citar

Duarte, A. D., & Silva, G. L. da. (2020). Aplicação da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) no processo de tratamento de efluentes em uma lavanderia de beneficiamento de jeans. Exacta, 18(2), 355–367. https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n2.8370

Edição

Seção

Artigos