Redes neuro-fuzzy subsidiando o balanced scorecard em processo decisório holístico: o caso de uma instituição de educação profissional

Autores

  • Marcelo Prado Sucena Universidade Estácio de Sá
  • Tathyanne Bou Haya Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n3.8823

Palavras-chave:

Indicadores, Gerenciamento Empresarial, Modelo Matemático

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo a criação de um modelo matemático usando Redes Neuro-Fuzzy, com a finalidade de gerar indicadores para avaliação holística das métricas do Balanced Scorecard em uma Instituição de Educação Profissional. O modelo permite gerar quatro indicadores parciais, que representam as perspectivas preconizadas no Balanced Scorecard (BSC), e um final, denominado Indicador da Corporação (IC), que agrupa todas as suas métricas. O modelo foi implementado eletronicamente, onde todos os dados processados foram extraídos do painel eletrônico da referida instituição. Pelos indicadores parciais e pelo IC geraram-se séries históricas que representam os meses de 2017. Os resultados demonstraram o ganho gerencial subsidiado pelos indicadores parciais da instituição, que refletem as perspectivas do BSC, que permitiram gerar outros cenários com visão holística temporal, denotando a relação de causas e efeitos.

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Biografia do Autor

Marcelo Prado Sucena, Universidade Estácio de Sá

Professor/pesquisador
Campus Norte Shopping
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Produção - LEPEP

Tathyanne Bou Haya, Universidade Estácio de Sá

Engenheira de Produção
Campus Norte Shopping
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Produção - LEPEP

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Publicado

10.07.2020

Como Citar

Sucena, M. P., & Haya, T. B. (2020). Redes neuro-fuzzy subsidiando o balanced scorecard em processo decisório holístico: o caso de uma instituição de educação profissional. Exacta, 18(3), 517–539. https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n3.8823

Edição

Seção

Artigos