Percepção do Consumidor e a Gestão Ambiental em Oficina Mecânica no Oeste Paranaense

Autores

  • Ronaldo José Seramim Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Tamara Pereira Zanella Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Jerry Adriani Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.397

Palavras-chave:

Consumidor, Meio ambiente, Percepção, Oficina mecânica

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar o conhecimento e comportamento de clientes potenciais e gerais em relação ao meio ambiente, além de analisar variáveis sobre a valorização em relação às ações ambientais desenvolvidas em oficina mecânica, no oeste do Paraná. A metodologia é descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário adaptado dos modelos de Brandalise (2008), quanto à percepção ambiental e Bertolini, Rojo e Lezana (2012), quanto à valorização de ações ambientais. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Action e Microsoft Office Excel e deu-se incialmente de forma unidimensional, ou seja, analisando cada uma das questões separadamente. Posteriormente visando identificar a relação entre questões (análise bidimensional), realizou-se a aplicação do teste de independência com os resultados obtidos no público em geral, a 5% de significância. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: pré-teste com 14 questionários respondidos; aplicação do questionário de coleta de dados com 386 pessoas do público em geral e 51 clientes potenciais. Os resultados demonstram que os consumidores valorizam empresas que possuem selos ou certificações ambientais, mas na maioria, não conhecem uma oficina certificada. Foram realizadas análises estatísticas para comparar os dois grupos pesquisados. Finalizando, conclui-se que a maioria dos consumidores estaria disposta a pagar mais por serviços prestados em uma oficina ambientalmente correta.

 

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Biografia do Autor

Ronaldo José Seramim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Paraná, (Brasil).

Tamara Pereira Zanella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Paraná, (Brasil).

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo, (Brasil). Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Doutorado em Engenharia Agrícola da Unioeste.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste.

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Publicado

22.03.2018

Como Citar

Seramim, R. J., Zanella, T. P., Johann, J. A., & Bertolini, G. R. F. (2018). Percepção do Consumidor e a Gestão Ambiental em Oficina Mecânica no Oeste Paranaense. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(1), 01–22. https://doi.org/10.5585/geas.v7i1.397

Edição

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