Gestão de Resíduos Sólidos em Empresas Metalomecânicas de Pequeno Porte

Autores

  • Uitã Dutra Stumpf Universidade FEEVALE
  • Vanessa Theis Universidade FEEVALE
  • Dusan Schreiber Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.598

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos, Indústrias metalomecânicas, Processos produtivos.

Resumo

O crescimento econômico alavancado pela industrialização e pela desordenada exploração de recursos naturais põe em risco a manutenção das condições favoráveis à existência de vida no planeta. A geração de resíduos sólidos apresenta-se como aspecto indissociável do processo industrial, demandando investimentos e tecnologias para a sua adequada destinação final. Os sistemas de gestão ambiental devem estar alinhados com as estratégias organizacionais, compatibilizando o processo produtivo com as práticas ambientais condizentes com as exigências determinadas pela legislação, visando a sustentabilidade. Buscou-se, com o presente trabalho, evidenciar e analisar, compreensivamente, as características do sistema de gestão ambiental em quatro empresas do ramo metalomecânico, localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos. A análise de conteúdo evidenciou que as empresas que possuem sistemas de gestão ambiental apresentam uma melhor compreensão acerca das suas responsabilidades ambientais, tanto no tocante ao gerenciamento dos resíduos gerados pelo processo produtivo como da importância de sensibilização dos colaboradores à temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uitã Dutra Stumpf, Universidade FEEVALE

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Vanessa Theis, Universidade FEEVALE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Administração de Empresas pela mesma instituição.

Dusan Schreiber, Universidade FEEVALE

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e graduação em Administração da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

09.05.2018

Como Citar

Stumpf, U. D., Theis, V., & Schreiber, D. (2018). Gestão de Resíduos Sólidos em Empresas Metalomecânicas de Pequeno Porte. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 7(2), 230–247. https://doi.org/10.5585/geas.v7i2.598

Edição

Seção

Artigos