Indicadores para cidades inteligentes: a emergência de um novo clichê

Autores

  • Sonia Maria Viggiani Coutinho IEA/USP
  • Maria da Penha Vasconcellos Faculdade Saúde Pública/USP
  • Carolina Cássia Conceição Abílio Faculdade de Saúde Pública/USP
  • Clóvis Armando Alvarenga Neto Escola POlitécnica/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.13574

Palavras-chave:

Cidades inteligentes. Cidades sustentáveis. Indicadores de sustentabilidade.

Resumo

Objetivo do estudo: O presente estudo bibliográfico tem por objetivo realizar uma análise crítica entre indicadores para cidades sustentáveis (ABNT/ISO 37120:2014 e ODS) e para cidades inteligentes (Web of Science), relacionados aos desafios enfrentados nas cidades.

Metodologia/abordagem: O procedimento metodológico foi revisão de literatura na base do Web of Science, análise de conteúdo, categorização dos indicadores e comparação.

Originalidade/Relevância: A originalidade do estudo está em olhar para o conjunto de indicadores de cidades inteligentes e sustentáveis em relação à sensibilidade destes em avaliarem uma gestão urbana atual, inovadora e voltada aos desafios contemporâneos, como migrações, mudanças climáticas e desastres naturais.

Principais resultados: Observamos a presença de indicadores recorrentes nos temas saúde, educação, habitação, saneamento e pobreza, além de inovação e tecnologia e a ausência de indicadores voltados aos desafios mencionados acima.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados indicam referencial teórico de qualidade e reconhecido cientificamente.

Conclusão: A produção de ferramentas e tecnologias de uso na abrangência das questões urbanas apresenta uma grande lacuna na construção de indicadores sensíveis na mensuração de transformações inéditas do ponto de vista climático e de grande impacto sobre as cidades. 

Palavras-chave: Cidades inteligentes. Cidades sustentáveis. Indicadores de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Viggiani Coutinho, IEA/USP

Possui graduação em Direito, mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Ambiental, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, com Bolsa Fapesp. Pós-doutorado junto à Escola Politécnica/USP, no tema das Smart Cities. Professora responsável da disciplina PSP ? 5306, oferecida nos Programas de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Saúde Global e Sustentabilidade e Saúde Pública (FSP/USP). Orientadora pontual do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. Pesquisadora e coordenadora executiva da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE, do Grupo de Pesquisa Modos de Vida, Sustentabilidade e Dinâmicas Contemporâneas, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS- UTFPR) e do NIESC - Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Ciências Sociais e Sustentabilidade. Pesquisadora colaboradora da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental (IEE/USP). Atua na área de Ciências Ambientais, Saúde Pública e Interdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão ambiental e urbana, indicadores de sustentabilidade, direito ambiental e urbanístico, legislação ambiental, cidades, saúde e mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, interdisciplinaridade

Downloads

Publicado

23.08.2019

Como Citar

Coutinho, S. M. V., Vasconcellos, M. da P., Abílio, C. C. C., & Alvarenga Neto, C. A. (2019). Indicadores para cidades inteligentes: a emergência de um novo clichê. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 389–405. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.13574

Edição

Seção

Artigos