Análise do Espaço Público, por meio de Variáveis Climáticas, na Zona Central de Cidade do Norte do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Amanda Lange Salvia Universidade de Passo Fundo
  • Abby Daniela Ortega Sandoval
  • Manuel Ricardo Galileo Ramírez Martínez
  • Rosa Maria Locatelli Kalil

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13762

Palavras-chave:

Ambiência urbana. Conforto. Variáveis bioclimáticas.

Resumo

Objetivo: Diagnosticar e analisar quatro variáveis principais da ambiência urbana na zona central de Passo Fundo, sendo elas temperatura, velocidade do vento, umidade e ruído ambiente.

Metodologia: A metodologia consistiu, inicialmente, na definição de três áreas centrais da cidade (uma com vegetação e duas pavimentadas). A medição das variáveis foi realizada nos turnos da manhã e da tarde, com metade das amostragens, sendo feitas na sombra e a outra metade com exposição ao sol. Sobre cada área foram preenchidas fichas bioclimáticas para caracterização.

Originalidade/Relevância: Além da análise apresentada ser uma proposta dentro da teoria bioclimática, a avaliação de espaços, como praças e vias permite que outros elementos da infraestrutura local complementem e gerem o conforto necessário para todos os habitantes.

Principais resultados: Nas áreas pavimentadas existe maior concentração de calor e som, tanto no período da manhã, quanto no período da tarde. Além disso, a umidade é maior na área com vegetação e a medição do vento não apresentou um padrão como os demais itens avaliados.

Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa comprovou a importância das áreas verdes na cidade, tanto pelo equilíbrio climático, quanto pela existência de pontos com melhor ambiente urbano para a população.

Conclusão: Considerando características de ambiência urbana no espaço público, sua importância para o conforto e também sua relação com o planejamento urbano, este trabalho avaliou o microclima existente em três locais pré-estabelecidos na cidade de Passo Fundo, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30.04.2019

Como Citar

Salvia, A. L., Sandoval, A. D. O., Martínez, M. R. G. R., & Kalil, R. M. L. (2019). Análise do Espaço Público, por meio de Variáveis Climáticas, na Zona Central de Cidade do Norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(1), 19–37. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13762

Edição

Seção

Artigos