Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Renata Martins Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina de Medeiros Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberth Andrés Villazón Montalván Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1018

Palavras-chave:

Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.

Resumo

Objetivo do estudo: Aplicar a ferramenta STARS na análise da sustentabilidade das operações dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina.

Metodologia/Abordagem: Utilizou-se o STARS (Sustainability Tracking, Assessment and Rating System), que tem sido amplamente empregado por universidades e em pesquisas científicas para a análise da sustentabilidade de processos organizacionais.

Originalidade/Relevância: Desde a década de 1970 a Organização da Nações Unidas reconhece o papel do ensino superior na promoção da sustentabilidade. Universidades têm visado promovê-la em todas as suas dimensões, seja no ensino, pesquisa, planejamento e operações (i.e., consumo de energia e água, emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos sólidos, compra de alimentos, transporte entre outros).

Principais resultados: Os resultados demonstraram que no momento do estudo a Instituição não contava com práticas de sustentabilidade estáveis e estruturadas, sendo relevante o papel do governo federal nesse contexto.

Contribuições teóricas/metodológicas: O presente estudo foi o primeiro a usar o STARS em uma universidade brasileira. O estudo trouxe novos dados para a discussão sobre a sustentabilidade em universidades, além de destacar o papel do governo federal enquanto promotor de políticas públicas nesta área.

Conclusão: A Instituição precisa se estruturar para avançar em termos de sustentabilidade operacional, sendo que o governo federal pode ser um grande impulsionador nesse sentido.

Palavras-chave: Sustentabilidade em universidades. Análise da Sustentabilidade em Universidades. Gestão Ambiental. Sustentabilidade no Serviço Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Martins Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheria Sanitarista e Ambiental - UFSCMestre em Engenharia Ambiental - UFSCDoutaranda do Programa de Engenharia e Políticas Públicas da Universidade do Porto

Marina de Medeiros Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - UFSC

Roberth Andrés Villazón Montalván, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - UFSC

Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

23.08.2019

Como Citar

Pacheco, R. M., Machado, M. de M., Villazón Montalván, R. A., & Silva de Carvalho Pinto, C. R. (2019). Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 8(2), 205–234. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1018

Edição

Seção

Artigos