Ferramentas para avaliação da sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior

Autores

  • Alfred Douglas Drahein Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Edson Pinheiro de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17156

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade, Sustentabilidade, Operações de serviço

Resumo

Objetivo: O objetivo é analisar as práticas de sustentabilidade nas operações de serviço em três Instituições de Ensino Superior da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil por intermédio de um modelo desenvolvido e aplicado denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE).

Desenho / metodologia / abordagem: por meio de estudos de casos múltiplos foi aplicado o modelo desenvolvido denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE). O modelo permite comparar o desempenho de sustentabilidade de operações de serviço entre instituições individuais, usando uma metodologia comum. Apresenta cinco áreas a serem avaliadas nas IES, sendo: Governança e Políticas, Pessoas, Alimentos, Água e Energia e Resíduos e Meio Ambiente, tendo um total de 134 quesitos.

Descobertas: Verifica-se a importância do apoio da alta direção das instituições em formular e desenvolver políticas sobre desenvolvimento sustentável, quando evidenciado a ausência de políticas sobre sustentabilidade nas operações de serviço, as iniciativas tendem a ser isoladas. Nos estudos de caso constata-se uma preocupação inicial com relação a resíduos químicos e coleta seletiva; a participação de alunos e professores em estudos sobre as operações diárias dos campus pode ser ampliada e mais difundida.

Limitações da pesquisa / implicações: O modelo busca avaliar práticas sustentáveis nas operações de serviço da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira, estudos correlatos a avaliação sobre ensino de sustentabilidade é ausente e sobre a aplicabilidade do modelo em instituições privadas e em outros países se fazem necessários. O modelo foi aplicado em duas Instituições, sendo que em uma avaliou-se dois campus, proposições sobre populações não podem ser generalizadas

Implicações práticas: Os resultados obtidos com a aplicação do modelo SAHTE são úteis para a elaboração e desenvolvimento de políticas sobre desenvolvimento sustentável, principalmente nas operações de serviço das IES pesquisadas. Os resultados podem sensibilizar os funcionários e estudantes que podem refletir sobre seus papéis nas IES, bem como a comunidade e fornecedores.

Originalidade/valor: O presente estudo busca apresentar uma ferramenta desenvolvida para avaliar questões sobre sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior da rede federal de ensino tecnológico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

06.05.2020

Como Citar

Drahein, A. D., de Lima, E. P., & Gouvêa da Costa, S. E. (2020). Ferramentas para avaliação da sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 9(1), e17156. https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.17156

Edição

Seção

Artigos