Desenvolvimento Sustentável e Insolvência: Um Estudo de Empresas Brasileiras

Autores

  • Luis Fernando Salles Moraes Mestrado Profissional em Controladoria, Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Carlos Jacob Perera Mestrado Profissional em Controladoria, Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marco Antonio Figueire do Milani Filho Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
  • Roberto Borges Kerr Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.120

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Probabilidade de Insolvência, Insolvência do Setor.

Resumo

Os investidores tornaram-se mais críticos e conscientes na análise de longo prazo. Nesse contexto, discute-se o conceito de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Foi comparada a probabilidade de insolvência das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com a probabilidade de insolvência das demais empresas da BM&FBOVESPA. A metodologia empregada foi qualitativa e quantitativa. O método de análise foi a regressão logística e a amostra foi composta de 585 observações, no período de 2006 and 2011. A partir dos resultados encontrados fez-se, inicialmente, uma análise qualitativa por setores e, na sequência, as empresas foram comparadas dentro dos setores por intermédio de um teste de médias. Dessa forma, esta pesquisa inovou ao comparar a inadimplência não somente das empresas, mas também dos diversos setores componentes da BM&FBOVESPA. A pesquisa também inovou ao considerar o evento de default como uma barreira: era preciso que as empresas apresentassem valor positivo do patrimônio líquido (Merton, 1974); empresas com patrimônio líquido negativo foram consideradas insolventes. Os principais resultados confirmaram que as empresas participantes do ISE têm menor probabilidade de default quando comparadas com suas correspondentes setoriais, tanto isoladamente quanto em conjunto. A pesquisa sugere que empresas comprometidas com as melhores práticas de desenvolvimento sustentável têm menor probabilidade de insolvência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Salles Moraes, Mestrado Profissional em Controladoria, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Mestre em Controladoria Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutorando pelo Centro Universitário da FEI. Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Coordenação de Orçamento e Finanças).

Luiz Carlos Jacob Perera, Mestrado Profissional em Controladoria, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrado em Administração (Finanças) pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Administração (Finanças) pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-Doutorado pela Université Pierre Mendès France, Grenoble, France (2009). Professor Adjunto III, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Marco Antonio Figueire do Milani Filho, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutor pela School of Public Policy and Administration at Carleton University (Ottawa/Canada). Pós-Doutor pela Faculdade de Economia e Empresa da Universidade de Salamanca (Espanha). Economista pela Universidade Mackenzie.

Roberto Borges Kerr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil, Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie , Brasil

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Moraes, L. F. S., Perera, L. C. J., Milani Filho, M. A. F. do, & Kerr, R. B. (2014). Desenvolvimento Sustentável e Insolvência: Um Estudo de Empresas Brasileiras. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(2), 39–57. https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.120

Edição

Seção

Artigos