A DISSEMINAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS BASEADAS NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS

Autores

  • Maria do Carmo Assis Todorov Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Bomfim Martins Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Márcia Cristina Zago Novaretti Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.195

Palavras-chave:

Estratégia Corporativa, Balanced Scorecard, Inovação e Sustentabilidade.

Resumo

O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de medição de desempenho, desenvolvida por Norton e Kaplan (1997). Segundo Wu e Chen (2012), Zangoueinezhad e Moshabaki, (2011) e Galas e Forte (2005), o BSC é um método inovador de avaliação de desempenho empresarial, mas a disseminação de seus conceitos e indicadores para todos os níveis hierárquicos da organização, segundo Kaplan e Norton (1999), é um dos fatores críticos na sua implantação. Dentro desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar como ocorre a disseminação das estratégias corporativas baseadas no BSC por meio de um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços ambientais. Como resultado, destaca-se que a empresa estudada dissemina as estratégias corporativas por meio de um método organizacional inovador, o Prêmio de Excelência em Gestão, levando em conta as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Assis Todorov, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

mestranda em Gestão de Projetos da Uninove

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração

Sergio Bomfim Martins, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Gestão de Projetos

Márcia Cristina Zago Novaretti, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Medicina

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Assis Todorov, M. do C., Martins, C. B., Martins, S. B., & Novaretti, M. C. Z. (2014). A DISSEMINAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS BASEADAS NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(3), 65–77. https://doi.org/10.5585/geas.v3i3.195

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)