Chamada de artigos 2

Desigualdades territoriais e vulnerabilidades socioambientais na pandemia de COVID-19

 

Editores Convidados:

Profa. Dra. Alessandra Cristina Guedes Pellini

Prof. Dr. Cristiano Capellani Quaresma

Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira

Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior

 

Submissão de artigos a partir de maio 2022 com prazo final de envio até 31/12/2022 – Informações acesse: aqui.

 

Escopo

A pandemia de COVID-19, emergência de saúde pública internacional mais relevante da atualidade, impactou, de forma jamais prevista, no funcionamento geral e no modo de vida da sociedade global, trazendo inúmeros desafios aos mais diversos setores - econômico, comercial, social, de saúde, trabalho, mobilidade urbana, ambiental, de lazer etc., sem falar das sequelas sociais decorrentes das perdas econômicas e dos lutos experienciados em função da morte de entes queridos, vítimas diretas ou indiretas da doença. Além disso, estudos demonstram que a pandemia deflagrou o já conhecido quadro de desigualdades e vulnerabilidades socioambientais existentes nas cidades, especialmente de países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil.

Esta edição especial da Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) pretende reunir manuscritos de destaque, que tenham como objetivo primordial compreender o papel dos determinantes sociais, econômicos, ambientais, demográficos, de recursos de saúde, dentre outros, na pandemia de COVID-19, bem como o efeito amplificador da pandemia sobre as desigualdades e as vulnerabilidades socioambientais pré-existentes, que culminaram com a piora das iniquidades no tocante às mais diversas necessidades básicas humanas - individuais e coletivas. Importa, ainda, nesta edição especial, trazer à arena da discussão os melhores caminhos para o desenvolvimento da resiliência e da sustentabilidade urbana, na busca da reconstrução socioespacial, enquanto legados positivos que poderão se conformar em alicerce para o enfrentamento de futuros eventos tão catastróficos como este que vivenciamos.

Por fim, espera-se que as reflexões desta chamada evidenciem a importância de trazer às políticas de planejamento urbano, a interface da Saúde que, depois do período de emergência sanitária, não poderá ser negligenciada na forma como o Poder Público realiza a ordenação do território urbanizado, por meio de sua regulação e das políticas urbanas.

 

Sobre os Editores

Profa. Dra. Alessandra Cristina Guedes Pellini: Docente no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela USP. Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos. CV: http://lattes.cnpq.br/0197555196180180.

 

Prof. Dr. Cristiano Capellani QuaresmaDocente no PPG-CIS da UNINOVE. Doutorado e Mestrato em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Geografia pela UNICAMP. CV: http://lattes.cnpq.br/9287861770521337.

 

Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira: Docente no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU). Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestrado em Economia do Trabalho e da Tecnologia pela PUC de São Paulo. Graduação em Ciências Econômicas. CV: http://lattes.cnpq.br/4598083077175084.

 

Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior: Docente no Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) – Universidade Regional do Cariri (URCA) e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Ciências Econômicas pela URCA. CV: http://lattes.cnpq.br/0923647677816521.

 

Equipe editorial

Dra. Andreza Portella Ribeiro - Editora-Chefe

Dr. João Alexandre Paschoalin Filho - Editor Adjunto

Dra. Cintia de Castro Marino - Editora Adjunto

MSc. Cristiane Criscibene Pantaleão - Editora Associada

MSc. Donizete Ferreira Beck - Editor Associado

MSc. Juliana Rodrigues Maróstica - Editora Associada

MSc. Leonardo Ferreira da Silva - Editor Associado

MSc. Marco Antonio Casadei Teixeira - Editor Associado

MSc. Maria Santiellas Costa Rodrigues - Editora Associada

Cristiane dos Santos Monteiro - Bibliotecária

Gabryela Medeiros - Assistente editorial

revistageas@uninove.br