Gestão inovadora e dinâmica de projetos: uma abordagem sobre gamificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11008

Palavras-chave:

Gestão de Projetos. Inovação. Gamificação. Engajamento. Motivação.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o uso da gamificação para o engajamento motivacional das equipes e partes interessadas fundamentais na gestão de projetos. A pesquisa também tem o propósito de ampliar o conhecimento para um possível uso da ferramenta de forma adequada a atender as necessidades gerenciais do projeto. Fez-se uma revisão bibliográfica, descritiva e qualitativa, onde foram analisados os conceitos envolvidos no processo de uso da gamificação no contexto de gerenciamento de projetos. Foi considerado o uso das dimensões intrínsecas e extrínsecas, defendidas na teoria da autodeterminação. Além do uso de um questionário, on-line, em busca de melhores resultados, aderentes a estratégia para o alcance das metas e propósitos nos projetos organizacionais. Os resultados encontrados foram que o uso de uma tecnologia inovadora e dinâmica como a gamificação, contribui para o sucesso do projeto. Através de atividades com o intuito de alcançar metas e objetivos definidos e alinhados com a estratégia, é possível acompanhar os indicadores, em tempo real, na fase de execução e monitoramento do projeto. A pesquisa, também mostra, que o uso da gamificação pode acarretar em uma melhoria da comunicação e a interação entre os participantes, além de permitir uso da motivação extrínseca e intrínseca, através de estratégias de bonificações. Isto faz com que as pessoas consigam seus próprios objetivos e, por consequência, os das organizações. Tais atitudes elevam os indicadores de sucesso dos projetos com o propósito de eliminar desperdícios e criar valor para o negócio, superando limitações pessoais e culturais dos seus colaboradores. 

Biografia do Autor

Waldelino Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Tecnólogo em Redes de Computadores pela Estácio/RN, Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Gestão de Processos pela Universidade do Rio Grande do Norte, integrante da Base de Pesquisa em Gestão de Projetos da UFRN, Scrum Fundamentals Certified, Life Cycle Canvas Associated Certified e Life Cycle Canvas Professional Certified. Atualmente trabalha como Analista em Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Internacional de Física da UFRN e docente na área de tecnologia da informação em instituições privadas

Luana Fernandes dos Santos Montenegro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós Doutor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Ribeiro, W. D., Montenegro, L. F. dos S., & Neto, M. V. de S. (2019). Gestão inovadora e dinâmica de projetos: uma abordagem sobre gamificação. Revista De Gestão E Projetos, 10(2). https://doi.org/10.5585/gep.v10i2.11008

Edição

Seção

Artigos