Segurança psicológica como fator de desempenho de projetos: acesso ao conhecimento e às competências das pessoas do projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.28775

Palavras-chave:

segurança psicológica, gestão de projetos, gestão de pessoas, stakeholders, conhecimento, confiança, liderança

Resumo

Este editorial discute o papel da segurança psicológica como um fator para o aumento do desempenho das pessoas envolvidas nos projetos. Em contextos caracterizados alta complexidade, restrição de recursos e pressão por resultados, a ausência de segurança psicológica compromete diretamente a colaboração, a inovação e o desempenho organizacional. A literatura científica demonstra que a segurança psicológica promove um ambiente em que os indivíduos se sentem seguros para expressar ideias, compartilhar opiniões, questionar práticas estabelecidas e aprender com os erros, sem receio de punições ou julgamentos. Essa situação se mostra especialmente relevante no gerenciamento de projetos, em que a dinâmica de trabalho frequentemente envolve tomada de decisão sob incerteza, interação em equipes multidisciplinares e transferência de conhecimento crítico das pessoas envolvidas nos projetos. Evidências empíricas confirmam que a segurança psicológica influencia positivamente a criatividade, a aprendizagem coletiva, a eficácia operacional e a retenção do conhecimento. Além disso, a construção de ambientes psicologicamente seguros depende de lideranças inclusivas, comunicação aberta, a valorização do erro como oportunidade de aprendizado e estímulo ao comportamento de voz. Este editorial visa fomentar pesquisas que objetivam compreender empiricamente como a segurança psicológica favorece a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de competências em projetos, tornando-se necessário investigar as práticas e intervenções adotadas por líderes e membros das equipes. Ademais, pesquisas podem também explorar a preparação de líderes e equipes para reconhecer comportamentos que não comprometam a segurança psicológica, assegurando que a cultura da mudança organizacional e desenvolvimento de competências sejam não apenas estimulados, mas também sustentadas em longo prazo.

Biografia do Autor

Luciano Ferreira da Silva, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGEP), São Paulo, SP, Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) UNINOVE. Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP. Mestre em Administração na Universidade São Marcos. Pesquisador visitante na AUS (American Institute of Applied Sciences) na Suíça.

Nelson José Rosamilha, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGEP), São Paulo, SP, Brasil

Nelson formou-se em processamento de dados pela Mackenzie University, com pós -graduação e MBAs em administração, gerenciamento de telecomunicações e gerenciamento de projetos de instituições como FAAP, Penn State University e La Verne University. Ele possui um mestrado em administração pela PUC-SP e um Ph.D. em gerenciamento de projetos. Certificado em PMP, PMI-ACP, DASSM, MSP, PRINCE2 e PMO-CP, ele tem 25 anos de experiência, 17 dos quais foram dedicados ao gerenciamento de projetos de telecomunicações no Brasil e no exterior. Ele é o diretor de serviços profissionais e também ministra cursos de pós-graduação, bem como o autor de Competências em Project Management.rosamilh@uni9.edu.br

Giane Batista da Silva Camarano, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGEP), São Paulo, SP, Brasil

Pós-graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Gestão Estratégica de Pessoas e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuação profissional em consultoria na área de Gestão da Mudança.

Inês Gonçalves Goldberg, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGEP), São Paulo, SP, Brasil

Psicóloga clínica, Neuropsicóloga, pós graduada pelo Hospital Albert Einstein. Escritora do Livro Psicanálise Manual de Bolso. Mestranda em Administração pela Universidade Uninove. Diretora no Instituto Gold.

Referências

Agarwal, U., & Anantatmula, V. (2021). Psychological Safety Effects on Knowledge Sharing in Project Teams. IEEE Transactions on Engineering Management, 1–11. https://doi.org/10.1109/tem.2021.3087313

Akan, O., Jack, E., & Mehta, A. (2020). The role of psychological safety in enhancing team performance and creativity. Journal of Organizational Behavior, 41(5), 345–360. https://doi.org/10.1002/job.2345

Buvik, M. P., & Tkalich, A. (2021). Psychological Safety in Agile Software Development Teams: Work Design Antecedents and Performance Consequences. https://doi.org/10.48550/arXiv.2109.15034

Carmeli, A., Reiter-Palmon, R., & Ziv, E. (2010). Inclusive leadership and employee involvement in creative tasks in the workplace: The mediating role of psychological safety. Creativity Research Journal, 22(3), 250–260. https://doi.org/10.1080/10400419.2010.504654

Chandrasekaran, A., & Mishra, A. (2012). Task design, team context, and psychological safety: An empirical analysis of R&D projects in high technology organizations. Production and Operations Management, 21(6), 977-996. https://doi.org/10.1111/j.1937-5956.2012.01329.x

Costa Júnior, R. A., & Nunes, T. S. (2023). O impacto da transformação ágil na cultura organizacional: Das práticas e valores organizacionais à gestão da mudança. Perspectivas em Ciência da Informação, 28, e29487. https://doi.org/10.1590/1981-5344/29487

Dechen Silva, A., & de Freitas, A. D. G. (2024). Segurança psicológica nas organizações: Uma perspectiva do cenário atual. Revista E&S, 5(2024). https://doi.org/10.22167/2675-6528-20230122

Demirkesen, S., Sadikoglu, E., & Jayamanne, E. (2021). Assessing psychological safety in lean construction projects in the United States. Construction Economics and Building, 21(3), 159-175. https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.146095460071864

Duhigg, C. (2016). What Google learned from its quest to build the perfect team. The New York Times Magazine. Recuperado de https://www.nytimes.com

Edmondson, A. (1999). Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative science quarterly, 44(2), 350-383. https://doi.org/10.2307/2666999

Edmondson, A. C. (2018). The fearless organization: Creating psychological safety in the workplace for learning, innovation, and growth. Wiley.

Edmondson, A. C., & Besieux, T. (2021). Reflections: voice and silence in workplace conversations. Journal of Change Management, 21(3), 269-286.

Edmondson, A. C., & Bransby, D. P. (2023). Psychological safety comes of age: Observed themes in an established literature. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 55-78. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-120920-055217

Fernandes, R. G., da Silva, L. F., & Vils, L. (2023). Distributed team cognition and collaborative problem-solving in project management. International Journal of Managing Projects in Business, 16(6/7), 713-742.

Gallo, A. (2023). What is psychological safety at work? Harvard Business Review.

Gomes, R. J. L., Silva, L. F., Costa, P. R., & Oliveira, P. S. G. (2024). Digital technologies and knowledge management in project context: a systematic literature review. Knowledge Management Research & Practice, 1-16. https://doi.org/10.1080/14778238.2024.2419894

Herscovitch, L., & Meyer, J. P. (2002). Commitment to organizational change: Extension of a three-component model. Journal of Applied Psychology, 87(3), 474–487. https://doi.org/10.1037/0021-9010.87.3.474

Hiatt, J. M. (2006). ADKAR: A model for change in business, government, and our community. Prosci Learning Center Publications.

Kahn, W. A. (1990). Psychological conditions of personal engagement and disengagement at work. Academy of Management Journal, 33(4), 692–724. https://doi.org/10.2307/256287

Lee, B. W., Nittala, L., Jacobs, M. A., & Yu, W. (2023). Impact of psychological safety on supply chain operational performance. International Journal of Production Research, 61(3), 754-773. https://doi.org/10.1080/00207543.2021.2017052

Liu, Y., Keller, R. T., & Bartlett, K. R. (2021). Initiative climate, psychological safety and knowledge sharing as predictors of team creativity: A multilevel study of research and development project teams. Creativity and Innovation Management, 30(3), 498–510. https://doi.org/10.1111/caim.12438

Lundin, R. A. (2016). Project society: Paths and challenges. Project Management Journal, 47(4), 7–15. https://doi.org/10.1177/875697281604700402

Marangunić, N., & Granić, A. (2015). Technology acceptance model: a literature review from 1986 to 2013. Universal access in the information society, 14, 81-95. https://doi.org/10.1007/s10209-014-0348-1

Morris, P. W. G., & DeLapp, S. E. (1983). The management of projects. Thomas Telford.

Nembhard, I. M., & Edmondson, A. C. (2006). Making it safe: The effects of leader inclusiveness and professional status on psychological safety and improvement efforts in health care teams. Journal of Organizational Behavior, 27(7), 941–966.

Newman, A., Donohue, R., & Eva, N. (2017). Psychological safety: A systematic review of the literature. Human Resource Management Review, 27(3), 521-535. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2017.01.001

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Long Range Planning, 29(4), 592. https://doi.org/10.1016/0024-6301(96)81509-3

Patanakul, P., Pinto, J. K., & Pinto, M. B. (2016). Motivation to perform in a multiple-project environment: The impact of autonomy, support, goal clarity, and opportunities for learning. Journal of Engineering and Technology Management, 39, 65-80.

Patanakul, P., Shenhar, A. J., & Milosevic, D. Z. (2012). How project strategy is used in project management: Cases of new product development and software development projects. Journal of Engineering and Technology Management, 29(3), 391-414.

Pedrosa, N., Montoni, L., Martens, C. D. P., Silva, L. F. D., & Cunha, J. C. D. (2022). Absorptive capacity in information technology projects: A multiple case study in the telecommunication industry. International Journal of Project Organisation and Management, 14(1), 36-64.

Plester, B. A., & Lloyd, R. (2023). Happiness Is ‘Being Yourself’: Psychological Safety and Fun in Hybrid Work. Administrative Sciences, 13(10), 218.

PMI [Project Management Institute]. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK® Guide)(6th ed.). Newtown Square, PA: Project Management Institute.

Rivera, A. E., Rodríguez-Aceves, L., & Mojarro-Duran, B. I. (2020). Enabling knowledge sharing through psychological safety in inter-organisational arrangements. Journal of Knowledge Management, 25(5), 1170–1193. https://doi.org/10.1108/jkm-04-2020-0241

Ruiz, V. S., & Araujo, A. L. L. de. (2012). Saúde e segurança e a subjetividade no trabalho: Os riscos psicossociais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 37(125), 170–180. https://doi.org/10.1590/s0303-76572012000100020

Schein, E. H., & Bennis, W. G. (1965). Personal and organizational change through group methods: The laboratory approach. Wiley.

Sidani, Y., & Reese, S. (2020). Nancy Dixon: empowering the learning organization through psychological safety. The Learning Organization, 27(3), 259-266. https://doi.org/10.1108/TLO-01-2020-0015

Wu, Q., Zhou, Q., & Cormican, K. (2024). Promoting shared leadership in Lean Six Sigma project teams: toward a three-way interaction model. International Journal of Lean Six Sigma, 15(3), 642-663. https://doi.org/10.1108/IJLSS-03-2023-0048

Yao, Y., Zhang, L., & Sun, H. (2023). Enhancing project managers’ strategy commitment by leader-leader exchange: The role of psychological empowerment and organizational identification. International Journal of Project Management, 41(3), 102465.

Zawadzki, P., Teston, S. D., Machado, H. P., & Cazella C. F. (2024). Autoeficácia e bem-estar psicológico de empreendedoras: Um estudo na fronteira Brasil-Argentina. Revista de Administração de Empresas, 64(4), p. e2022–0410. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020240404x

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Silva, L. F. da, Rosamilha, N. J., Camarano, G. B. da S., & Goldberg, I. G. (2025). Segurança psicológica como fator de desempenho de projetos: acesso ao conhecimento e às competências das pessoas do projeto. Revista De Gestão E Projetos, 16(2), 208–221. https://doi.org/10.5585/2025.28775

Edição

Seção

Editorial
Visualizações
  • Resumo 101
  • pdf (English) 35
  • pdf 60