Segurança psicológica como fator de desempenho de projetos: acesso ao conhecimento e às competências das pessoas do projeto
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28775Palavras-chave:
segurança psicológica, gestão de projetos, gestão de pessoas, stakeholders, conhecimento, confiança, liderançaResumo
Este editorial discute o papel da segurança psicológica como um fator para o aumento do desempenho das pessoas envolvidas nos projetos. Em contextos caracterizados alta complexidade, restrição de recursos e pressão por resultados, a ausência de segurança psicológica compromete diretamente a colaboração, a inovação e o desempenho organizacional. A literatura científica demonstra que a segurança psicológica promove um ambiente em que os indivíduos se sentem seguros para expressar ideias, compartilhar opiniões, questionar práticas estabelecidas e aprender com os erros, sem receio de punições ou julgamentos. Essa situação se mostra especialmente relevante no gerenciamento de projetos, em que a dinâmica de trabalho frequentemente envolve tomada de decisão sob incerteza, interação em equipes multidisciplinares e transferência de conhecimento crítico das pessoas envolvidas nos projetos. Evidências empíricas confirmam que a segurança psicológica influencia positivamente a criatividade, a aprendizagem coletiva, a eficácia operacional e a retenção do conhecimento. Além disso, a construção de ambientes psicologicamente seguros depende de lideranças inclusivas, comunicação aberta, a valorização do erro como oportunidade de aprendizado e estímulo ao comportamento de voz. Este editorial visa fomentar pesquisas que objetivam compreender empiricamente como a segurança psicológica favorece a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de competências em projetos, tornando-se necessário investigar as práticas e intervenções adotadas por líderes e membros das equipes. Ademais, pesquisas podem também explorar a preparação de líderes e equipes para reconhecer comportamentos que não comprometam a segurança psicológica, assegurando que a cultura da mudança organizacional e desenvolvimento de competências sejam não apenas estimulados, mas também sustentadas em longo prazo.
Referências
Agarwal, U., & Anantatmula, V. (2021). Psychological Safety Effects on Knowledge Sharing in Project Teams. IEEE Transactions on Engineering Management, 1–11. https://doi.org/10.1109/tem.2021.3087313
Akan, O., Jack, E., & Mehta, A. (2020). The role of psychological safety in enhancing team performance and creativity. Journal of Organizational Behavior, 41(5), 345–360. https://doi.org/10.1002/job.2345
Buvik, M. P., & Tkalich, A. (2021). Psychological Safety in Agile Software Development Teams: Work Design Antecedents and Performance Consequences. https://doi.org/10.48550/arXiv.2109.15034
Carmeli, A., Reiter-Palmon, R., & Ziv, E. (2010). Inclusive leadership and employee involvement in creative tasks in the workplace: The mediating role of psychological safety. Creativity Research Journal, 22(3), 250–260. https://doi.org/10.1080/10400419.2010.504654
Chandrasekaran, A., & Mishra, A. (2012). Task design, team context, and psychological safety: An empirical analysis of R&D projects in high technology organizations. Production and Operations Management, 21(6), 977-996. https://doi.org/10.1111/j.1937-5956.2012.01329.x
Costa Júnior, R. A., & Nunes, T. S. (2023). O impacto da transformação ágil na cultura organizacional: Das práticas e valores organizacionais à gestão da mudança. Perspectivas em Ciência da Informação, 28, e29487. https://doi.org/10.1590/1981-5344/29487
Dechen Silva, A., & de Freitas, A. D. G. (2024). Segurança psicológica nas organizações: Uma perspectiva do cenário atual. Revista E&S, 5(2024). https://doi.org/10.22167/2675-6528-20230122
Demirkesen, S., Sadikoglu, E., & Jayamanne, E. (2021). Assessing psychological safety in lean construction projects in the United States. Construction Economics and Building, 21(3), 159-175. https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.146095460071864
Duhigg, C. (2016). What Google learned from its quest to build the perfect team. The New York Times Magazine. Recuperado de https://www.nytimes.com
Edmondson, A. (1999). Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative science quarterly, 44(2), 350-383. https://doi.org/10.2307/2666999
Edmondson, A. C. (2018). The fearless organization: Creating psychological safety in the workplace for learning, innovation, and growth. Wiley.
Edmondson, A. C., & Besieux, T. (2021). Reflections: voice and silence in workplace conversations. Journal of Change Management, 21(3), 269-286.
Edmondson, A. C., & Bransby, D. P. (2023). Psychological safety comes of age: Observed themes in an established literature. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10(1), 55-78. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-120920-055217
Fernandes, R. G., da Silva, L. F., & Vils, L. (2023). Distributed team cognition and collaborative problem-solving in project management. International Journal of Managing Projects in Business, 16(6/7), 713-742.
Gallo, A. (2023). What is psychological safety at work? Harvard Business Review.
Gomes, R. J. L., Silva, L. F., Costa, P. R., & Oliveira, P. S. G. (2024). Digital technologies and knowledge management in project context: a systematic literature review. Knowledge Management Research & Practice, 1-16. https://doi.org/10.1080/14778238.2024.2419894
Herscovitch, L., & Meyer, J. P. (2002). Commitment to organizational change: Extension of a three-component model. Journal of Applied Psychology, 87(3), 474–487. https://doi.org/10.1037/0021-9010.87.3.474
Hiatt, J. M. (2006). ADKAR: A model for change in business, government, and our community. Prosci Learning Center Publications.
Kahn, W. A. (1990). Psychological conditions of personal engagement and disengagement at work. Academy of Management Journal, 33(4), 692–724. https://doi.org/10.2307/256287
Lee, B. W., Nittala, L., Jacobs, M. A., & Yu, W. (2023). Impact of psychological safety on supply chain operational performance. International Journal of Production Research, 61(3), 754-773. https://doi.org/10.1080/00207543.2021.2017052
Liu, Y., Keller, R. T., & Bartlett, K. R. (2021). Initiative climate, psychological safety and knowledge sharing as predictors of team creativity: A multilevel study of research and development project teams. Creativity and Innovation Management, 30(3), 498–510. https://doi.org/10.1111/caim.12438
Lundin, R. A. (2016). Project society: Paths and challenges. Project Management Journal, 47(4), 7–15. https://doi.org/10.1177/875697281604700402
Marangunić, N., & Granić, A. (2015). Technology acceptance model: a literature review from 1986 to 2013. Universal access in the information society, 14, 81-95. https://doi.org/10.1007/s10209-014-0348-1
Morris, P. W. G., & DeLapp, S. E. (1983). The management of projects. Thomas Telford.
Nembhard, I. M., & Edmondson, A. C. (2006). Making it safe: The effects of leader inclusiveness and professional status on psychological safety and improvement efforts in health care teams. Journal of Organizational Behavior, 27(7), 941–966.
Newman, A., Donohue, R., & Eva, N. (2017). Psychological safety: A systematic review of the literature. Human Resource Management Review, 27(3), 521-535. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2017.01.001
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation. Long Range Planning, 29(4), 592. https://doi.org/10.1016/0024-6301(96)81509-3
Patanakul, P., Pinto, J. K., & Pinto, M. B. (2016). Motivation to perform in a multiple-project environment: The impact of autonomy, support, goal clarity, and opportunities for learning. Journal of Engineering and Technology Management, 39, 65-80.
Patanakul, P., Shenhar, A. J., & Milosevic, D. Z. (2012). How project strategy is used in project management: Cases of new product development and software development projects. Journal of Engineering and Technology Management, 29(3), 391-414.
Pedrosa, N., Montoni, L., Martens, C. D. P., Silva, L. F. D., & Cunha, J. C. D. (2022). Absorptive capacity in information technology projects: A multiple case study in the telecommunication industry. International Journal of Project Organisation and Management, 14(1), 36-64.
Plester, B. A., & Lloyd, R. (2023). Happiness Is ‘Being Yourself’: Psychological Safety and Fun in Hybrid Work. Administrative Sciences, 13(10), 218.
PMI [Project Management Institute]. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK® Guide)(6th ed.). Newtown Square, PA: Project Management Institute.
Rivera, A. E., Rodríguez-Aceves, L., & Mojarro-Duran, B. I. (2020). Enabling knowledge sharing through psychological safety in inter-organisational arrangements. Journal of Knowledge Management, 25(5), 1170–1193. https://doi.org/10.1108/jkm-04-2020-0241
Ruiz, V. S., & Araujo, A. L. L. de. (2012). Saúde e segurança e a subjetividade no trabalho: Os riscos psicossociais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 37(125), 170–180. https://doi.org/10.1590/s0303-76572012000100020
Schein, E. H., & Bennis, W. G. (1965). Personal and organizational change through group methods: The laboratory approach. Wiley.
Sidani, Y., & Reese, S. (2020). Nancy Dixon: empowering the learning organization through psychological safety. The Learning Organization, 27(3), 259-266. https://doi.org/10.1108/TLO-01-2020-0015
Wu, Q., Zhou, Q., & Cormican, K. (2024). Promoting shared leadership in Lean Six Sigma project teams: toward a three-way interaction model. International Journal of Lean Six Sigma, 15(3), 642-663. https://doi.org/10.1108/IJLSS-03-2023-0048
Yao, Y., Zhang, L., & Sun, H. (2023). Enhancing project managers’ strategy commitment by leader-leader exchange: The role of psychological empowerment and organizational identification. International Journal of Project Management, 41(3), 102465.
Zawadzki, P., Teston, S. D., Machado, H. P., & Cazella C. F. (2024). Autoeficácia e bem-estar psicológico de empreendedoras: Um estudo na fronteira Brasil-Argentina. Revista de Administração de Empresas, 64(4), p. e2022–0410. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020240404x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Ferreira da Silva, Nelson José Rosamilha, Giane Batista da Silva Camarano, Inês Gonçalves Goldberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 101
- pdf (English) 35
- pdf 60