Análise de Gerenciamento de Tempo Aplicado a um Projeto de Petróleo

Autores

  • Arielle Meireles Moreira
  • Raquel Soares da Silva
  • Manuel Antonio Molina Palma Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v1i2.19

Palavras-chave:

Time Management, Gantt, Delays

Resumo

Um gerenciamento de projetos eficiente resulta no aumento da probabilidade de sucesso das atividades e de sua finalização conforme prazos, custos e escopo planejados. Como esta tríade (prazo, custo e escopo) é interligada, qualquer alteração no prazo afetará o escopo e aumentará o custo do projeto. Foi feito um estudo de caso em uma grande empresa exploradora de petróleo e gás. A pesquisa está focada no gerenciamento de tempo em um projeto de petróleo, com o intuito de analisar o cronograma de atividades de acordo com a ferramenta de tempo, o Gráfico de Gantt, no software MS Project 2003. O projeto estudado foi selecionado devido ao seu grande atraso em sua execução e à falta de planejamento e gerenciamento deste. Ao analisar o Gráfico de Gantt, foram identificadas atividades atrasadas. Com isso, os problemas que ocasionaram esses atrasos foram pesquisados (nos documentos do projeto) e seus responsáveis questionados. Assim, foram elaboradas propostas de melhorias para um controle do tempo eficaz nos problemas encontrados.

Biografia do Autor

Arielle Meireles Moreira

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF

Raquel Soares da Silva

Pós-Graduanda em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Manuel Antonio Molina Palma, Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP

Referências

Gaither, N. e Frazier, G. (2002). Administração da produção e operações. (cap. 18). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Marques, L. S. (2009). A importância do gerenciamento do tempo nos projetos. Recuperado em 28 abril, 2009, de <http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/409>.

Pinto, A. (2009). Relatório principal do estudo de benchmarking: gerenciamento de projetos Brasil. Biblioteca do site da Manager Brazil: Consultoria e Treinamento em Projetos. Recuperado em 12 abril, 2010, de < http://www.managerbrazil.com.br/biblioteca/BenchmarkingGP2009.pdf>.

PMI - Project Management Institute. (2004). Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. (3a. ed., pp. 123-156).

Newtown Square, PA, EUA: Project Management Institute.

Pons, R. (2009). Fundamentos em gerenciamento de projetos: módulo básico do curso de formação em gerenciamento de projetos. [Apostila de aula]. Rio de Janeiro: Projectlab.

Silveira, J. G. (2008, março). Gerenciando projetos com Primavera Enterprise 6. Anais do Primeiro Evento Técnico, PMI-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil, 31. Recuperado em 30 outubro, 2009, de <http://www.pmimg.org.br/downloads/EventoTecnico-31mar07_GerenciandoProjetosIntegrandoPessoasProcessosTecnologia_JoyceSilveira.pdf>.

Slack, N.; Chambers, S. e Johnston, R. (2002). Administração da produção. (2a. ed., cap.10 e 16). São Paulo: Editora Atlas S.A.

Valeriano, D. L. (1998). Gerência em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books.

Downloads

Publicado

2010-12-26

Como Citar

Moreira, A. M., da Silva, R. S., & Palma, M. A. M. (2010). Análise de Gerenciamento de Tempo Aplicado a um Projeto de Petróleo. Revista De Gestão E Projetos, 1(2), 128–146. https://doi.org/10.5585/gep.v1i2.19

Edição

Seção

Artigos