Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica

Autores

  • César Augusto Biancolino Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Roque Rabechini Jr. Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.121

Palavras-chave:

Relato Técnico, Artigos Prescritivos, Lógica CIMO, Mestrado Profissional, Gestão de Projetos.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de apresentar instrumentos básicos para a construção de um relato técnico na área de Gerenciamento de Projetos de forma a contribuir para sua divulgação pública e para o desenvolvimento de instrumentos que facilitem a medição da produção dita técnica no âmbito doa pesquisa acadêmica e profissional, especificamente como fruto do esforço de produção do Mestrado Profissional em Administração na área de Gestão de Projetos. A partir do objetivo ora exposto, apresenta-se neste protocolo um roteiro que privilegia a contribuição de natureza técnica de um trabalho feito com propósitos profissionais, porém com o rigor da pesquisa científica. Para tanto, desenvolveu-se um protocolo de produção técnica aderente à uma experiência profissional por excelência, com clara aplicação prática mas que utiliza os preceitos de uma pesquisa acadêmica de forma a não comprometer o desenvolvimento adicional de trabalhos na forma de futuros artigos científicos relacionados. O protocolo é indicativo e pode ser utilizado para apresentar um caso em sua totalidade ou, de forma mais específica, apresentar um relato de um tópico de grande relevância para o conhecimento ou a experiência na área de estudo, sempre voltado à prescrição de soluções de caráter técnico e prático para a área de estudo correlata.

DOI:10.5585/gep.v3i2.121

Biografia do Autor

César Augusto Biancolino, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - da Universidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutora em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - da Universidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - da Universidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Roque Rabechini Jr., Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Pós-Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos - da Universidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Referências

Kwak, Y. H., & Anbari, F. T. Analyzing project management research: perspectives from top management journals. International Journal of Project Management, v. 27, 2009, pp. 435-446.

Van Aken, J. E. Developing organization studies as an applied science using a triple learning approach. Disponível em: http:www.egosnet.org/jart/prj3/egosnet/data/uploads/OS_2007/W-057.pdf. Acesso em 21/08/2012.

Walker, D. H. T., Cicmil, S., Thomas, J., Anbari, F.,& Bredillet, C. Collaborative academic / practitioner research in project management. International Journal of Managing Projects in Business, v.1, n.1, 2008, pp. 17-32.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Biancolino, C. A., Kniess, C. T., Maccari, E. A., & Rabechini Jr., R. (2012). Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista De Gestão E Projetos, 3(2), 294–307. https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.121

Edição

Seção

Relatos Técnicos