Planejamento de Projetos em uma Empresa de Consultoria de Segurança Patrimonial: Uma Pesquisa-Ação do Desempenho de Equipe de Projeto

Autores

  • Durval Mescua Vargas Neto Universidade Nove de Julho
  • Leandro Alves Patah Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i1.138

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Planejamento de Projetos, Desempenho de Equipes.

Resumo

Este estudo foca-se na primeira onda da evolução do gerenciamento de projetos, focada na eficiência e preocupando-se com os resultados. Seu principal objetivo é investigar como técnicas de planejamento de projetos podem influenciar o desempenho das equipes. Foram utilizadas as estratégias de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A problemática levantada, a partir de relatórios gerenciais, é que muitas vezes, as equipes não cumprem a quantidade de horas de trabalho prevista para determinado projeto. Concluiu-se que é possível aumentar a produtividade de uma equipe de projetos com a implantação de técnicas básicas de gerenciamento de projetos na fase de planejamento.

DOI:10.5585/gep.v4i1.138

Referências

Carvalho, M., M., & Rabechini Junior, R. (2011). Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. (3. ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Forsberg, K., Mozz, H., & Cotterman, H. (2005). Visualizing Project Management: Models and Frameworks for Mastering Complex Systems. (3 ed.). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Globerson, S. (2002). Impacto r various work-breakdown structures on Project conceptualization. International Journal of Project Management.

Kaplan, R., & Norton, D., P. (2004). Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard. (1 ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Kerzner, H. (2011). Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica Para Planejamento, Programação e Controle. São Paulo: Edgar Blucher.

Martins, G., A., & Teophilo, C., R. (2009). Metodologia da investigação cientifica para ciências sociais aplicadas. (2 ed.). São Paulo: Atlas.

Project Management Institute (PMI). (2008). PMBOK: Um Guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos. (4 ed.). Pennsylvania: Project Management Institute.

Rabechini Junior, R., & Carvalho, M., M. (2003). Perfil das Competências em Equipes de Projetos. Revista de Administração de Empresas.

Thiollent, M. (1997). Pesquisa-ação nas Organizações. (2 ed.). São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Vargas Neto, D. M., & Patah, L. A. (2013). Planejamento de Projetos em uma Empresa de Consultoria de Segurança Patrimonial: Uma Pesquisa-Ação do Desempenho de Equipe de Projeto. Revista De Gestão E Projetos, 4(1), 242–257. https://doi.org/10.5585/gep.v4i1.138

Edição

Seção

Relatos Técnicos