O Processo de Tomada de Decisão para a Seleção de Projetos em uma PME do Setor de Engenharia

Autores

  • Nestor de Oliveira Filho Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Franciane Freitas Silveira Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Paula Sanches Sant Ana Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v5i3.285

Palavras-chave:

, Tomada de Decisão Estratégica, Seleção de Novos Projetos, PME

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o processo, as características e os fatores influenciadores da tomada de decisão para a seleção de novos projetos. O método escolhido foi o estudo de caso único realizado em uma média empresa brasileira do setor de engenharia. Os resultados permitiram constatar que a empresa-alvo realiza a tomada de decisão de forma menos complexa do que apresentam os modelos teóricos sobre o tema, o que não seria necessariamente um problema. Contudo, o processo apresenta algumas deficiências, entre elas, a falta de periodicidade na tomada de decisão, deixando a decisão de empreitar novos projetos para os clientes solicitantes, a falta de uma análise mais robusta para suportar a tomada de decisão, pois a análise fica restrita aos fatores organizacionais em detrimento de fatores ambientais e possui um cunho personalista sujeito a experiências, limitações e preconceitos pessoais do principal decisor da organização. Indica-se como contribuição teórica a necessidade do desenvolvimento de uma literatura que destaque as melhores práticas para a tomada de decisão nas pequenas e médias empresas, sobretudo, as brasileiras. Como contribuição prática para os gestores, indica-se a necessidade de tratar com maior importância o aperfeiçoamento dos estágios do processo de tomada de decisão e para os governos e associações ligadas às pequenas e médias empresas, a necessidade de patrocínio de programas voltados ao tema.

Biografia do Autor

Nestor de Oliveira Filho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1988). Pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos pelo Instituo Mauá de Tecnologia - IMT (2007). Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho - Uninove (conclusão em 2015). Desenvolvimento de trabalhos em gestão de projetos, desenvolvimento de negócios e engenharia de aplicação. Experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Gestão de Projetos, Instalações Elétricas Industriais, Transmissão de Energia Elétrica e Distribuição de Energia Elétrica.

Franciane Freitas Silveira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

É doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela FEA/USP, Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão de Negócios e Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC). Atuou durante 8 anos em empresas do setor de telecomunicações onde realizou projetos na área de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente é professora do programa de pós-graduação em Administração: Gestão de Projetos, na Universidade Nove de Julho (Uninove). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Nivelamento em Gestão de Projetos, Gestão de Projetos Globais. Além disso, atua como professora convidada do curso de pós-graduação da Faculdade Instituo de Administração (FIA). Seus temas de interesse são: Gestão de Projetos, Gestão da Inovação e Gestão de Negócios Internacionais.

Paula Sanches Sant Ana, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Mestranda em Administração - Gestão de Projetos na Universidade Nove de Julho. É bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente é analista sênior no banco Itaú Unibanco. Tem experiência na área de tecnologia da informação e gestão de projetos.

Referências

Ansoff, I. (1958) A model for diversification. Management Science, 4(4), 392- 414

Archer, N. P., & Ghasemzadeh, F. (1999). An integrated framework for project portfolio selection. International Journal of Project Management, 17 (4), 207-216.

Barney, J. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17 (1), 99–120. doi:10.1177/014920639101700108

Beach, L. R., & Mitchell, T. R. (1978). A contingency model for the selection of decision strategies. Academy of Management Review, july, 439-449.

Beaver, G., & P. Jennings (2005). “Competitive Advantage and Entrepreneurial Power: The Dark Side of Entrepreneurship, Journal of Small Business and Enterprise Development 12(1), 9–15.

Bharati, P., & Chaudhury, A. (2006). Studying the Current Status of Technology Adoption. Communication of the ACM, 49 (10), 88–93. doi:10.1145/1164394.1164400

Bourgeois, L. J. III & Eisenhardt, K. M. (1988), Strategic decision processes in high velocity environments: four cases in the microcomputer industry”, Management Science, 34 (7), 816-34.

Brouthers, K., F. Andreissen, & Nicolaes, I. (1998). “Driving Blind: Strategic Decision Making in Small Companies, Long Range Planning 31(1), 130–138.

Camanho, R. et al., 2007. Project Portfolio Management using AHP. In: 9th International Symposium on the Analytic Hierarchy Process, Viña Del Mar, Chile. Proceedings of 9th ISAHP, pp.10

Carazoa, A. F., Gómez T., Molina J., Hernández-Díaz, A. G., Guerrero, F. M., & Caballero, R. (2010). Solving a comprehensive model for multiobjective project portfolio selection. Computers & Operations Research, 37 (4), 630 – 639.

Chien, C. (2002). A portfolio-evaluation framework for selecting R&D projects. R&D Manage, 32 (4), 359–368.

Child, J. (1973). Predicting and Understanding Organisational Structure. Adminstrative Science Quarterly, 18, 168–185.

Chu, P. V., Hsu, Y, Fehling , M. (1996). A decision support system for project portfolio selection. Computers in Industry, 32, 141-149

Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE): acesso em Janeiro de 2014; endereço: http://www.cnae.ibge.gov.br.

Cooper, Robert (1993). Winning at New Products. Reading, MA: Addison-Wesley.

Dalla, W. D., Gonçalves, C. A., & Muniz, R. M. (2009). O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresas. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 8 (2), julho-dezembro/2009, 80-106.

Dean, J.W. Jr. & Sharfman, M.P. (1996). Does decision process matters? A study of strategic decision-making effectiveness, Academy of Management Journal, 39(2), 68-96.

Eisenhadt, K. M. & Zbaracki, M. J. (1992), Strategic decision making. Strategic Management Journal, 13, 17-37.

Eisenhardt, K.M. (1999). Strategy as strategic decision-making. Sloan Management Review, 40, 65–72.

Elbanna, S. & Child, J. (2007). The influence of decision, environmental and firm characteristics on the rationality of strategic decision making, Journal of Management Studies, 44(4), 561-591

Forsman, H. (2008). Business development success in SMEs. A case study approach Journal of Small Business and Enterprise Development, 15 (3), 606–622.

Fredrickson, J. W. & Mitchell, T. R. (1984), Strategic decision processes: comprehensiveness and performance in an industry with an unstable environment, Academy of Management Journal, 27(2), 399.

Fredrickson, J.W. (1983). Strategic process research: questions and recommendations,

Ghasemzadeh, F., & Archer, N. P. (2000). Project portfolio selection through decision support. Decision Support Systems, 29, 73-88.

Gibcus, P., Vermeulen, P. A. M. & de Jong, J. P. J. (2004). Strategic decision-making in small firms: towards a typology of entrepreneurial decision-makers. SCALES-paper N200416.

Ginsberg, A. (1984). Operationalizing organizational strategy: toward an integrative framework”, The Academy of Management Review, 9(3), 548.

Huang, X. (2009). Strategic decision making in Chinese SMEs. Chinese Management Studies, 3 (2), 87-101. http://dx.doi.org/10.1108/17506140910963602

Jocumsen, G. (2004). How do small business managers make strategic marketing decisions?: A model of process. European Journal of Marketing, 38, 659–674. doi:10.1108/03090560410529277

Kerzner, H. (2000). Applied Project Management Best Practices on Implementation. John Wiley & Sons, USA.

Kumar, M., Antony, J., & Cho, B. R. (2009). Project selection and its impact on the successful deployment of Six Sigma. Business Process Management Journal, 15 (5), 669-686. doi:10.1108/14637150910987900

Lawson, C. P., Longhurst, P. J., & Ivey, P. C. (2006). The Application of a New Research and Development Project Selection Model in SMEs. Technovation, 26 (2), 242–250.

Leone, N. (1999). As especificidades das pequenas e médias empresas. Revista de Administração, 34, 91–94.

Liberman-Yaconi, L., Hooper, T., & Hutchings, K. (2010). Toward a model of understanding strategic decision-making in micro-firms: exploring the Australian information technology sector. Journal of Small Business Management, 48 (1), 70–95.

M. Simon & S. M. Houghton (2002). The relationship among biases, misperceptions and introducing pioneering products: examining differences in venture decision contexts. Entrepreneurship Theory and Practice, 27 (2), 105–124

Martino, J. P. (1995). Research and development project selection. New York: Wiley Series in Engineering & Technology Management; 1995

Milkman, K. L., Chugh, D., & Bazerman, M. H. (2009). How can decision making be improved? Perspectives on psychological science, 4 (4), 379-383.

Mintzberg, H., Raisinghani, D., & Théorêt, A. (1976). The structure of “unstructured” decision processes. Administrative Science Quarterly, (21), june/1976, 246-275.

Nichter, S., & Goldmark, L. (2009). Small Firm Growth in Developing Countries. World Development, 37 (9), 1453–1464. doi:10.1016/j.worlddev.2009.01.013

Padovani, M. (2007). Apoio à decisão na seleção do portfólio de projetos: Uma abordagem híbrida usando os métodos AHP e programação inteira. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Papadakis, V. & Barwise, P. (2002), “How much do CEO and top managers matter in strategic decision-making?”, British Journal of Management, 13, 83-95.

Pasek, Z. J. & Asi, F. M. (2002). Linking Strategic Planning with R&D Portfolio Management in an Enginneering Research Center, Proceedings of the 5th International Conference on Managing Innovations in Manufacturing, Milwaukee, Wisconsin, USA, pp. 9¬11.

Payne , J. W. (1976). Task complexity and contingent processing in decision making: An information search and protocol analysis. Organizational Behavior and Human Performance, (16) 2, August 1976, 366–387.

Pennings, J.M. (1985). Introduction: on the nature and theory of strategic decisions. In Pennings, J.M. (ed.), Organisation Strategy and Change. San Francisco: Jossey-Bass, pp. 1–34.

Portal Brasil. Site acessado em 06/02/2015, disponível em http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/o-mapa-das-micro-e-pequenas-empresas

Porter, M.E. (1985), Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance, The Free Press, New York, NY.

Rajagopalan, N., Rasheed, A.M.A. & Datta, D.K. (1993), “Strategic decision processes: critical review and future directions”, Journal of Management, 19(2), 349-84.

Schwenk, C.R. (1995), “Strategic decision making”, Journal of Management, 21(3), 471-93

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. (2013). Sobrevivência das empresas no Brasil, Coleção Estudos e Pesquisas, julho/2013.

Smith, K. G., Gannon, M. J., Grimm, C., & Mitchell, T. R. (1988). Decision making behavior in smaller entrepreneurial and larger professionally managed firms. Journal of Business Venturing, 3, 223–232. doi:10.1016/0883-9026(88)90016-X

The Academy of Management Review, 8(4), 565.

Turner, J. R., Ledwith, A. & Kelly, J. (2009). Project management in small to medium sized enterprises. International Journal of Managing Projects in Business, 2(2), 282 – 296. http://dx.doi.org/10.1108/17538370910949301

Yin, R. K. (2005) Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2014-12-27

Como Citar

Filho, N. de O., Silveira, F. F., & Sant Ana, P. S. (2014). O Processo de Tomada de Decisão para a Seleção de Projetos em uma PME do Setor de Engenharia. Revista De Gestão E Projetos, 5(3), 88–104. https://doi.org/10.5585/gep.v5i3.285

Edição

Seção

Artigos