Educação a Distância: Contribuições da Modalidade para uma Qualificação Empreendedora

Autores

  • Ricardo Arruda Mauro Universidade de Araraquara - Uniara
  • Rodrigo Augusto de Freitas Universidade de Araraquara - Uniara
  • Janaína Florinda Ferri Cintrão Universidade de Araraquara - Uniara
  • Zildo Gallo Universidade de Araraquara - Uniara

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v8i3.572

Palavras-chave:

Capital Humano, Empreendedorismo, Educação a Distância.

Resumo

O Brasil enfrenta inúmeras dificuldades no seu desenvolvimento relacionadas às questões sociais ligadas à fragilidade do processo educacional. O Empreendedorismo, além de cooperar para a promoção do crescimento econômico e da diminuição das desigualdades sociais, também ajuda na melhoria da qualidade de vida da população por meio do aumento da empregabilidade e de uma melhor distribuição de renda. A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade formativa tornando-se cada vez mais um instrumento funda­mental na ascensão de oportunidades para muitas pessoas. Assim sendo, acredita-se que ela demonstra ser uma modalidade de ensino que se ajusta às necessidades brasileiras, pois além de minimizar as distâncias, os isolamentos geográficos e as desigualdades sociais, pode também suprir a carência de formação educacional da população do país. O objetivo deste artigo é avaliar como o Capital Humano dos egressos qualificados pela EaD proporciona uma maior capacidade para exercer atividades empreendedoras a partir de uma pesquisa de campo realizada com alunos egressos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de uma instituição de ensino superior privada do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram 712 alunos egressos dos 190 cursos de Pós-graduação Lato Sensu – Nível de Especialização da instituição de ensino na modalidade à distância, concluintes no período de 2011 até maio de 2016. Os resultados coletados permitiram concluir que a EaD contribui para que o indivíduo, após capacitado por esta modalidade, se torne um profissional participativo na criação de soluções estratégicas para os problemas e necessidades da sociedade.

Biografia do Autor

Ricardo Arruda Mauro, Universidade de Araraquara - Uniara

Graduado em Administração (UNIARA), Especialista em Gestão Empresarial (UNIARA), Mestre em Engenharia de Produção (UNIARA) e Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (UNIARA). Atualmente é Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade de Araraquara - Uniara.

Rodrigo Augusto de Freitas, Universidade de Araraquara - Uniara

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Universidade de Arararaquara - Uniara.

Janaína Florinda Ferri Cintrão, Universidade de Araraquara - Uniara

Docente  do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Araraquara - Uniara

Zildo Gallo, Universidade de Araraquara - Uniara

Docente do Programa de Mestrado e Doutorada da Universidade de Araraquara - Uniara.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Mauro, R. A., de Freitas, R. A., Cintrão, J. F. F., & Gallo, Z. (2017). Educação a Distância: Contribuições da Modalidade para uma Qualificação Empreendedora. Revista De Gestão E Projetos, 8(3), 118–128. https://doi.org/10.5585/gep.v8i3.572

Edição

Seção

Artigos