Cadernos de Pós-graduação

Cadernos de Pós-graduação é uma publicação acadêmica semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da Universidade Nove de Julho, de acesso aberto e gratuito.

Cadernos se propõe a divulgar estudos e resultados de pesquisas pertinentes às questões educacionais de forma ampla e em diálogo com as demais áreas humanas e sociais, realizadas por alunos e professores, desenvolvidos nos programas de pós-graduação stricto sensu nacionais, estrangeiros e de outras organizações preocupadas com a produção do conhecimento científico.


Além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano. As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista.

 
Afiliada
  • ABEC

Membro
  • Fepae

Bases indexadoras

Certificação Qualis
  • Qualis B4 – Educação

Notícias

 

Chamada de Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização

 

Cadernos de Pós-graduação vem a público divulgar a temática e o prazo para recebimento de colaborações para a edição v.18, n.2, referente ao segundo semestre de 2019.

Tema do Dossiê: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização.
Submissões até: 13 de Outubro de 2019
Formato dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicação de Cadernos de Pós-graduação
Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

A Revista Cadernos de Pós-graduação torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização, com destaque para a Área de Ensino, constituída pela Portaria CAPES nº 83/2011, integrando a Grande Área Multidisciplinar, mas, sem desconsiderar as preocupações com o estudo dessa problemática e suas especificidades nas áreas da Ciências Humanas, como é o caso da Educação, da Filosofia, da Química, da Sociologia, da Matemática, da Antropologia, da História, das Ciências Biológicas,  da Geografia, da Psicologia, da Física, da Ciência Política, da Linguística, Letras, Comunicação e Artes.<p >Neste momento em que se produz uma grande discussão sobre os rumos do ensino e da aprendizagem, pretende-se reunir artigos que apresentam resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como eixo o ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização (Escola Básica, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação não-formal, entre outros), a fim de apresentar propostas sobre os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. A publicação está prevista para a edição v.18, n.2, referente ao segundo semestre de 2019.

As submissões dos artigos, ensaios, relatos de pesquisas, relatos de experiência e resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo portal da revista – www.cadernosdepos.org.br  – até o dia 13 de outubro de 2019, conforme as normas disponibilizadas pelo periódico.

Por fim, lembramos que a Revista Cadernos de Pós-graduação se propõe a divulgar estudos e resultados de pesquisas pertinentes às questões educacionais de forma ampla e em diálogo com as demais áreas humanas e sociais, prioritariamente, realizados por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu nacionais, estrangeiros e de outras organizações preocupadas com a produção do conhecimento científico. Mas, nada impede que os seus possíveis coautores sejam titulados.

 
Publicado: 2019-05-21
 
Outras notícias...

Cadernos de Pós-graduação v. 18, n. 2

jul./dez.

Sumário

Editorial

Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Carlos Bauer
pdf
1-3

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização

Luciane da Silva Vicente
PDF
4-10
Mercia Aparecida Monteiro Desenzi
pdf
11-14
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Alessadra Troian
pdf
15-28
sofia bocca
pdf
29-48
Breno Henrique Matias, José Rubens Lima Jardilino
pdf
49-62
Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Rachel Duarte Abdala, Ana Claudia Moreira Rodrigues
pdf
63-81

Artigos

Ramofly Bicalho, Guilherme Goretti Rodrigues
pdf
82-93
Moacir Silva Castro
pdf
94-107
Jorge Alves Oliveira
pdf
108-121
Sergio Henrique Conceicao, Hirlana Freitas de Lemos
pdf
122-137
Arthur Medrado Soares Araujo
PDF
138-148
Pedro Ramon Pinheiro de Souza
pdf
149-165
Silvane Maria Pereira Brandão, Vanessa Milani Labadessa, Márcia Mendes de Lima
PDF
166-175
Marcelo do Nascimento, Alessandro Luiz de Oliveira, Rachel Duarte Abdala
pdf
176-190
Renato Garcia F. S. Pinto
pdf
191-204
Simone Cabral Marinho dos Santos, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Taysa Kelly da Silva
pdf
205-219
Mara Rosane Souza Soares, Denise Macedo Ziliotto
pdf
220-234
Daniela Copetti Santos, Luciane Carvalho Oleques, Juliane Oberoffer Santos da Rosa
pdf
235-241
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
PDF
242-248
Milton Ribeiro, Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocrosky
pdf
249-261

Resenhas

Rute Kaizer De Carvalho
pdf
262-264
Fernanda Caline Silveira, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
pdf
265-270
Janaína Campos
pdf
271-273
Risonete Santiago da Costa
pdf
274-277
Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital
André Luís Gabriel, Fernanda Batista Alves
pdf
278-280