O Machismo e a visão Científica e Cultural dos alunos do Ensino Médio Integrado de uma Rede de Ensino Pública Federal.

Daniela Copetti Santos, Luciane Carvalho Oleques, Juliane Oberoffer Santos da Rosa

Resumo


Este estudo propõe a busca pelo conhecimento na perspectiva da diversidade sexual, sexualidade e relações de gênero. Surge a partir de metodologias ativas realizadas por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha (Campus Santa Rosa), tendo como suporte o componente curricular de Biologia ministrado e orientado pelas autoras. A metodologia utilizada surgiu da própria criatividade deles, tendo sida desenvolvida em três momentos. No primeiro momento uma revisão bibliográfica, no segundo, uma entrevista aberta com profissionais envolvidos diretamente no assunto tratado nesse trabalho e que atuam em município da região Noroeste do Rio Grande do Sul e para finalizar um debate em sala de aula para discutirmos o assunto. Conclui-se que é fundamental o diálogo, rever argumentos, questionar-se sobre possíveis verdades tradicionais e inserir o contexto no cotidiano.

Palavras-chave


Biologia. Diversidade sexual. Ensino Médio Integrado.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.13210

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