Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores educacionais

Angela Luiz Lopes, Roberta Leite Panico, Lucinha Magalhães

Resumo


Este artigo apresenta as análises e resultados de uma experiência de formação de gestores educacionais e escolares com foco na avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes de 15 redes municipais de educação no estado de Pernambuco, em uma parceria com instituições do terceiro setor. O objetivo da formação era desenvolver instrumentos de registro das aprendizagens capazes de qualificar as intervenções em prol dos avanços das aprendizagens. A metodologia da formação incluiu momentos de reflexão e estudo sobre as concepções de avaliação e acompanhamento, análise dos indicadores educacionais, bem como dos instrumentos e rotinas em desenvolvimento nas escolas e redes, fortalecendo a parceria entre técnicos das equipes de secretarias e gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e entre estes e professores. Dentre as aprendizagens alcançadas, destaca-se a ressignificação da rotina de acompanhamento com foco na aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.

Palavras-chave


Acompanhamento. Avaliação. Formação. Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


• BRASIL. MEC. SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, 2013.

• BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 22 fevereiro 2019.

• LIMA, José Fernandes (Org.). Educação Municipal de Qualidade: princípios de gestão estratégica para secretários e equipes. São Paulo: Moderna, 2014.

• LÜCK, Heloísa. Avaliação e monitoramento do Trabalho Educacional. Série Cadernos de Gestão. Volume VII. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

• LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem componente do ato pedagógico. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13212

Direitos autorais 2019 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
ISSN da versão online: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.