A atuação propositiva da gestão educacional para fortalecimento de práticas democráticas na rede municipal de ensino, em contexto formativo - um relato de caso

Camila Campos Tinoco Fattori, Marcia Cristina da Silva, Fernando Eduardo Silva Mendes

Resumo


A efetivação do papel social da escola está relacionada, entre outros fatores, à sua capacidade de se constituir enquanto espaço de exercício de práticas democráticas. As equipes técnicas das Secretarias de Educação têm o importante desafio de ser indutoras de políticas que possam promover uma cultura de participação nas escolas, incluindo os(as) estudantes, suas famílias, educadores(as), funcionários(as) e comunidade do entorno. Este artigo abordará uma experiência de formação de técnicos(as) de Secretarias Municipais e de gestores(as) escolares, com base na metodologia de Avaliação Participativa INDIQUE (Indicadores de Qualidade da Educação), que permitiu importantes aprendizagens na dimensão da gestão democrática. O uso da ferramenta, aliado a um processo formativo das equipes gestoras, possibilitou a efetivação de práticas e rotinas que contribuíram para a efetiva melhoria das relações e permitiram reforçar o papel da escola como referência de espaço democrático para toda a sociedade.


Palavras-chave


Avaliação; Democrática; Educação; Gestão; Institucional.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.13225

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