Discutindo as teorias sobre currículo escolar

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Fabio Cavalcanti

Resumo


Esse texto tem como objeto de estudo a discussão do currículo escolar. Seu objetivo é reapresentar ideias correntes de acordo com algumas questões norteadoras constitutivas das discussões curriculares. Para tanto, trará a tona a argumentação de autores que, historicamente, dentro do campo, tem construído teorias sobre o currículo. A exposição de tais ideias pautar-se-á pela busca de respostas a algumas questões, como por exemplo: como o currículo deve ser composto, elaborado; qual sua finalidade social, e como o materializar nas escolas, nos saberes e fazeres de professores e alunos. A metodologia de pesquisa aqui utilizada é a bibliográfica. As fontes consultadas foram livros, capítulos de livros e artigos de periódicos. Como conclusão pode-se apontar que o currículo se constitui como um dispositivo escolar de tal potência no universo científico, dada suas possibilidades de interpretação, discussão teórica e interlocução com tantas áreas do conhecimento escolar que precisa ser sempre discutido.


Palavras-chave


Currículo; Dispositivos escolares; Políticas educacionais; Professor; Aluno.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14591

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