Documentos históricos no ensino de História: Idade Média e imagens no 6º ano do ensino fundamental

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Rachel Duarte Abdala, Ana Claudia Moreira Rodrigues

Resumo


No ensino de História, a discussão sobre a importância do uso de documentos históricos para a produção de conhecimento vem ganhando espaço nos debates e nas páginas de documentos oficiais. Diante desse cenário, é imprescindível que os professores de História tenham consciência do papel de documentos para ensino de história e as possibilidades de aprendizado a partir dessas em âmbito escolar. Por isso, esse artigo busca esclarecer a relação entre o uso dos documentos no processo de ensino/aprendizagem, como transformar o documento em um objeto pedagógico e qual o papel do professor nesse processo. Apresentamos uma análise iconográfica da obra The Nightmare of Henry I, de John Worcester, na qual o cronista ilustra as perturbações que o rei, Henrique I, estava sofrendo durante o sono, refletindo sobre procedimentos e preocupações que se fazem presentes no exercício de elaboração de uma análise em sala de aula.


Palavras-chave


Ensino de História; Análise documental; BNCC.

Texto completo:

pdf

Referências


BASCHET, Jêrome. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, pp: 100-166.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

BLYTH, Julie. Corpus Christi College Oxford - The Chronicle of John of Worcester. Disponível em: . Acesso em: 18 maio. 2017.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou oficio do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2018: História. Ministério da Educação. Brasília: MEC. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/ acesso em: 08. Abr. 2019.

CONSTABLE, Giles. Three Studies in Medieval Religious and Social Thought. Cambridge University Press, 1998. p. 300-335.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas- SP: Papirus, 2005.

FRANCO JUNIOR, Hilário. Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001, pp: 21-38.

GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.

HENRY I, King of England. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2017.

KESKIAHO, Jesse. Dreams and Visions in the Early Middle Ages The Reception and Use of Patristic Ideas, 400-900. Cambridge University Press, 2015. p. 1- 35

MAGNA CARTA. Disponível em:

Carta/481798>, Acesso em: 18 mai. 2017.

MCGURK, Patrick. ILLUSTRATIONS IN THE "CHRONICLE OF JOHN OF WORCESTER" Source: Notes in the History of Art: Vol Ss, no 3/4. Disponível em:

. Acesso em: 18 mai. 2017.

MEIHY, José Carlos Sebe e RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia Prático de História Oral. São Paulo: Contexto, 2011.

NÍGHTMARES OF HENRY I. Disponível em: http://www.bl.uk/collection-items/nightmares-of- henry-i. Acesso em: 18 maio, 2017.

PETZOLD, Andreas. A beginner's guide to Romanesque art. Disponível em: . Acesso em: 18 maio. 2017.

SALIBA, Elias, Thomé. Pequena história do documento: aventuras modernas e desventuras pós-modernas. PINSKY, Carla B. e LUCCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015, 309-328.

SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.

SIMAN, Lana Mara de Castro. O papel dos mediadores culturais e da ação mediadora do professor no processo de construção do conhecimento histórico dos alunos. In. ZARTH, Paulo A. et. ali (orgs.). Ensino de História e Educação. Ijuí: UNIJUI, 2004.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14907

Direitos autorais 2019 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
ISSN da versão online: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2020 Todos os direitos reservados.