A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Edna Cristina do Prado

Resumo


O presente artigo pretende demonstrar a relevância da Análise de Conteúdo como técnica de interpretação de dados nas pesquisas de forma geral e, mais especificamente, na área educacional. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória sobre a temática, com uma revisão sistemática dos estudos que se valeram do método na área educacional entre 2015 e 2019. Os dados foram colhidos por meio de um levantamento bibliográfico em três bases de dados: Scielo, Portal da Capes de periódicos e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Seguindo-se este percurso, foi possível traçar um panorama da importância da técnica e de seu uso ao longo do período analisado. Com isto, evidenciou-se a importância da análise de conteúdo em pesquisas educacionais para análise de dados qualitativos.


Palavras-chave


Análise de conteúdo; Técnica de pesquisa; Área educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

BDTD. Busca avançada. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo+%2B+bardin&type=AllFields&daterange%5B%5D=publishDate&publishDatefrom=2015&publishDateto=2019. Acesso em: 01.06.2020a.

BDTD. Busca avançada. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?filter%5B%5D=dc.publisher.program.fl_str_mv%3A%22Programa+de+P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o+em+Educa%C3%A7%C3%A3o%22&filter%5B%5D=language%3A%22por%22&lookfor=an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo+%2B+bardin&type=AllFields&daterange%5B%5D=publishDate&publishDatefrom=2015&publishDateto=2019. Acesso em: 01.06.2020b.

BANDEIRA, Marina. Tipos de Pesquisa. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/Metodo%20de%20pesquisa/Metodos%20de%20pesquisa%202013/Texto_1B_-_Tipos_de_Pesquisa.pdf. Acesso em 01.05.2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, M.W. & GASKELL, G. (org.) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – um manual prático. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FOLHA DE SÃO PAULO. Gestão Bolsonaro faz corte generalizado em bolsas de pesquisa no país. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/gestao-bolsonaro-faz-corte-generalizado-em-bolsas-de-pesquisa-pelo-pais.shtml. Acesso em 01.05.2020.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2.ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf. Acesso em 01.05.2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Cascais: Princípia, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2014.

KUHN, Thomas (1962). A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3ª ed. Campinas (SP): Pontes, 2002.

POPPER, K. Lógica da pesquisa científica. São Paulo: EDUSP, 1985.

PORTAL DA CAPES. Busca avançada. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=m&metalib=aHR0cHM6Ly9ybnAtcHJpbW8uaG9zdGVkLmV4bGlicmlzZ3JvdXAuY29tL3ByaW1vX2xpYnJhcnkvbGlid2ViL2FjdGlvbi9zZWFyY2guZG8%2FZHNjbnQ9MCZwY0F2YWlsYWJpbHR5TW9kZT1mYWxzZSZmcmJnPSZzY3Auc2Nwcz1wcmltb19jZW50cmFsX211bHRpcGxlX2ZlJnRhYj1kZWZhdWx0X3RhYiZjdD1zZWFyY2gmbW9kZT1CYXNpYyZkdW09dHJ1ZSZpbmR4PTEmZm49c2VhcmNoJnZpZD1DQVBFU19WMQ%3D%3D&buscaRapidaTermo=+%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D. Acesso em: 01.06.2020a.

PORTAL DA CAPES. Busca avançada. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=m&metalib=aHR0cHM6Ly9ybnAtcHJpbW8uaG9zdGVkLmV4bGlicmlzZ3JvdXAuY29tL3ByaW1vX2xpYnJhcnkvbGlid2ViL2FjdGlvbi9zZWFyY2guZG8%2FZHNjbnQ9MCZwY0F2YWlsYWJpbHR5TW9kZT1mYWxzZSZmcmJnPSZzY3Auc2Nwcz1wcmltb19jZW50cmFsX211bHRpcGxlX2ZlJnRhYj1kZWZhdWx0X3RhYiZjdD1zZWFyY2gmbW9kZT1CYXNpYyZkdW09dHJ1ZSZpbmR4PTEmZm49c2VhcmNoJnZpZD1DQVBFU19WMQ%3D%3D&buscaRapidaTermo=+%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D. Acesso em: 01.06.2020b.

REALE, Giovanni. História da filosofia: De Spinoza a Kant. São Paulo: Paulus, 2003.

SCIELO. Busca avançada. Disponível em: https://search.scielo.org/?fb=&q=%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D〈=pt&count=15&from=1&output=site&sort=&format=summary&page=1&where=&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2019&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2018&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2016&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2017&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2015. Acesso em: 01.06.2020a.

SCIELO. Busca avançada. Disponível em: https://search.scielo.org/?q=%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D〈=pt&count=15&from=31&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=3&filter%5Bin%5D%5B%5D=scl&filter%5Bla%5D%5B%5D=pt&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2019&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2018&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2016&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2017&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2015&filter%5Bsubject_area%5D%5B%5D=Human+Sciences&filter%5Bwok_subject_categories%5D%5B%5D=education+%26+educational+research. Acesso em: 01.06.2020b.




DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.17159

Direitos autorais 2020 Cadernos de Pós-graduação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos de Pós-graduação
e-ISSN: 2525-3514
www.cadernosdepos.org.br

Cadernos de Pós-graduação ©2020 Todos os direitos reservados.