Pesquisas aplicadas no programa de pós-graduação em educação e diversidade: educação inclusiva em pauta

Daniel Neves dos Santos Neto, Lucineide Oliveira Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva

Resumo


Este artigo é resultado de pesquisa realizada tendo como objetivo central investigar os resultados e os desdobramentos das pesquisas aplicadas em educação na área temática da educação inclusiva, desenvolvidas no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) da Universidade do Estado da Bahia. A metodologia realizada privilegiou o levantamento e a análise documental de duas dissertações existentes sobre o tema e seus respectivos resultados/produtos. Com base nas análises, há indícios de que a educação inclusiva é uma temática com potencial para investigação em um mestrado profissional, pois pode contribuir tanto para ampliação da reflexão acerca das práticas de educação inclusiva quanto para a transformação das realidades investigadas. Ficou evidenciado ainda que a necessidade de formação continuada dos docentes e gestores foi uma categoria teórica emergente durante a realização das pesquisas, sendo determinante na construção de uma proposta de intervenção nos lócus de investigação. 


Palavras-chave


Pesquisa Aplicada. Mestrado Profissional. Educação Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7424

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