Condicionantes internos da operacionalização da educação inclusiva: um estudo descritivo em uma escola pública e uma escola particular

Edilene Maia Brito Medrado, Heike Schmitz, Rita de Cácia Santos Souza

Resumo


A implementação da educação inclusiva conforme prevista na legislação educacional desde 1996 ainda enfrenta obstáculos. Nesta pesquisa investigou-se a sua implementação a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Após uma revisão de literatura e uma pesquisa do-cumental da legislação buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo realizada em uma escola particular e uma escola pública, situadas no município de Salvador-Bahia, descrever as possibilidades e os limites que se apresentam no decorrer do processo de implementa-ção. Os dados levantados, categorizados conforme de condicionantes internos da escola, constataram que as escolas não apresentam suficiente acessibilidade para alunos com defi-ciências, que se queixam de uma formação deficitária dos professores em respeito da edu-cação inclusiva e que a comunicação institucional não se apresentou suficientemente trans-parente. 

Palavras-chave


Acessibilidade; Condicionantes Escolares; Educação Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7714

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