Livros e leituras para os pequenos leitores: os livros literários e a proto-literatura

Cássia Maria Rita Vianna Bittens, Diana Navas

Resumo


O presente artigo tem por objetivo estabelecer a diferenciação entre livros literários para primeiríssima e os livros proto-literários, a fim de ampliar as possibilidades de mediação de leitura com crianças pequenas. Para tanto, introduzimos o percurso do desenvolvimento cognitivo infantil auxiliadas pelas teorias da neurociência propostos pelo departamento de estudos da Criança da Universidade de Harvard e pelo modelo do aparelho de pensar propostos pelo pediatra e psicanalista Bernard Golse e Donald Winnicott. Em seguida, apresentamos modelos de mediação de leitura no Brasil e no exterior e, por fim, os critérios para seleção do livro endereçado preferencialmente à primeiríssima infância, bem como a importância do elemento lúdico no literário e no processo de formação do leitor, embasadas no conceito de Homo Ludens proposto por  Johan Huizinga.

Palavras-chave


Literatura; Crianças pequenas; Proto-literatura; Primeiríssima infância; Lúdico.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11019

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