Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado

Fabrício Oliveira da Silva, Lilian Maria de Almeida, Tarcyo Miranda Alves

Resumo


O artigo trata das práticas educativas e curriculares de professores que atuam na Educação Infantil. Aborda e analisa as implicações das práticas educativas em consonância ao currículo desenvolvido na sala de aula, assim como as aproximações e distâncias dessa prática frente aos documentos oficiais nacionais e municipal.  O trabalho tem como objetivo identificar as práticas educativas e curriculares desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil no que tange às ações do cotidiano da sala de aula. Elegeu-se como método a abordagem (auto)biográfica, por possibilitar a revelação dos sentidos que as professoras constroem quando narram e refletem sobre sua trajetória de vida, formação e atuação profissional. O trabalho permitiu perceber que muitas vivências da sala de aula estão fundamentadas no documento curricular da rede. Conclui-se que as práticas educativas precisam ser repensadas para acolher as inovações curriculares atuais, assim como repensar e (re)elaborar os planos de ensino e os planos de aula.


Palavras-chave


Currículo; Educação Infantil; Prática educativa

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11645

Direitos autorais 2019 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Dialogia

ISSN da versão online: 1983-9294
ISSN da versão impressa: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br