A percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência nas escolas do município de Cáceres-MT

Marcos Ferreira Medeiros, Maria do Horto Salles Tiellet

Resumo


Recorte de uma dissertação, neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de conhecer a percepção dos professores da rede municipal de ensino sobre a violência escolar e a relação desta com a violência urbana. A pesquisa desenvolvida foi descritiva de abordagem quali-quantitativa. As escolas pesquisadas foram selecionadas com base nos registros de homicídios no município de Cáceres/MT, do período de 2010 a 2017. Foram escolhidas quatro escolas localizadas em bairros com o maior número de homicídios, e a amostra foi constituída de quarenta e um sujeitos. As ações tipificadas pelos professores como sendo violência são, em sua maioria, comportamentos de indisciplina e incivilidade. Para os professores, a violência influencia o ambiente escolar, porém, consideram violência urbana aquela oriunda do contexto familiar, e não a relacionaram aos homicídios que ocorreram no bairro em que a escola está localizada.


Palavras-chave


Violência escolar; Violência urbana; Escolas municipais; Professores.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13309

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