A coordenação pedagógica nos colégios públicos do estado do Paraná

Jacques de Lima Ferreira, Cristhyane Ramos Haddad

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 78 Coordenadores Pedagógicos de diversos colégios estaduais da cidade de Curitiba. A investigação teve como problema de pesquisa a seguinte indagação: Quais são as dificuldades que o Coordenador Pedagógico mais enfrenta no cotidiano escolar e como esse profissional da educação procura resolvê-las a partir do seu trabalho no colégio? Para responder tais indagações este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as dificuldades que os Coordenadores Pedagógicos enfrentam no cotidiano escolar. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu identificar que as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelos Coordenadores Pedagógicos nos colégios públicos do Estado do Paraná são: as adequações curriculares; a formação continuada dos professores; o processo de aprendizagem dos alunos e o conselho de classe.

Palavras-chave


Coordenação Pedagógica; Colégio Público; Estado do Paraná.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13466

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