Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico

Lívia Santos Brisolla, Norivan Lustosa Lisboa Dutra

Resumo


Essa pesquisa tem como foco discutir as contribuições do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para o trabalho de coordenador pedagógico. O texto encontra-se organizado em três momentos, a saber: função social da escola; PPP na perspectiva da gestão democrática; o que dizem os coordenadores pedagógicos e os projetos políticos-pedagógicos: atribuições e metas. Destarte, abordam-se as seguintes questões: o que representa o PPP para o trabalho do coordenador pedagógico frente a um processo de gestão democrática? O que dizem os documentos e as coordenadoras pedagógicas sobre suas atribuições e metas? A partir das reflexões e da análise documental, evidencia-se que, para o PPP se tornar o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico, é preciso maior clareza e conscientização de suas atribuições num processo de trabalho coletivo de (re)construção do PPP.


Palavras-chave


Projeto político-pedagógico; coordenador pedagógico; escola; gestão democrática

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13496

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